A formação científico-profissional do psicólogo: uma experiência na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11475

Palavras-chave:

Formação científico-profissional, Estratégia educativa, Psicólogo

Resumo

Investigação de tipo aplicada, desenvolvida na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola; entre junho e dezembro de 2019. O estudo consistiu na aplicação contextualizada da estratégia educativa para a formação científico-profissional do psicólogo, com a participação de 27 estudantes finalistas e seis professores orientadores. O objetivo da Estratégia foi promover a capacidade transformadora e o desenvolvimento científico-profissional do estudante de Psicologia como consequência da sua atuação profissional em contexto. Teoricamente o estudo foi baseado no Modelo pedagógico da dinâmica praxiológica da intervenção psicológica. Conclui-se que a Estratégia expressou o valor didático da intervenção psicológica como prática formativa e favoreceu o desenvolvimento organizado, intencional e pessoalizado de habilidades investigativas e interventivas nos estudantes.

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Biografia do Autor

Ramiro Gross-Tur, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola. Universidad de Oriente, Cuba.

Doutor em Ciências Pedagógicas (PhD) Universidad de Oriente, Cuba. Diplomado em "Formação do pensamento científico investigativo para jovens docentes". Universidad de Oriente, Cuba Diplomado em Educação Médica Superior, Policlínico Facultad "Juan A. Díaz", Matanzas, Cuba. Professor Auxiliar de Psicologia, Universidad de Oriente, Cuba. Licenciado em Psicologia (Título de Oro), Universidad de Oriente, Cuba. Chefe de Departamento de Psicologia, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola.

Angel Deroncele-Acosta, Universidad San Ignacio de Loyola, Universidad Antonio Ruiz de Montoya, Lima, Perú.

Posdoctorado em Psicologia Educativa e Psicologia Organizacional. Universidad de Almería, España 2018; Universitat de València, España 2019. Doctor em Ciencias Pedagógicas, PhD. Mestre em Ciencias Sociales e Licenciado em Psicología (titulo de oro), Universidad de Oriente, Cuba. Coordenador e membro de projetos internacionais de investigação nas áreas de Psicologia e Educação, membro acreditado de 5 redes de investigação

Yonayka Licea-Suárez, Universidad de Las Tunas, Cuba Instituto Supeior Politécnico do Bié, Angola

Mestre em Psicología de la Salud, Escuela Nacional de Salud Pública, Cuba. Professora Auxiliar. Licenciada em Psicologia, Universidad Central de Las Villas, Cuba.

Elayne Hechavarría-Munive, Universidad de Oriente, Cuba. Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola.

Licenciada em Psicologia, Universidad de Oriente, Cuba.

Professora Auxiliar e Mestre em Intervenção Psicológica, Universidad de Oriente, Cuba.

Hiancell Gallardo-Olazábal, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola. Universidad de Camaguey, Cuba.

Mestre em Ciências da Educação, Cuba. Professor Assistente. Licenciado em Psicologia

 

Ricardo Cassoma, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola.

Licenciado em Psicologia pedagógica pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. Mestrado em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil

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Publicado

05/04/2022

Como Citar

GROSS-TUR, Ramiro; DERONCELE-ACOSTA, Angel; LICEA-SUÁREZ, Yonayka; HECHAVARRÍA-MUNIVE, Elayne; GALLARDO-OLAZÁBAL, Hiancell; CASSOMA, Ricardo. A formação científico-profissional do psicólogo: uma experiência na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11475, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11475. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11475. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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