A formação científico-profissional do psicólogo: uma experiência na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11475

Palavras-chave:

Formação científico-profissional, Estratégia educativa, Psicólogo

Resumo

Investigação de tipo aplicada, desenvolvida na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola; entre junho e dezembro de 2019. O estudo consistiu na aplicação contextualizada da estratégia educativa para a formação científico-profissional do psicólogo, com a participação de 27 estudantes finalistas e seis professores orientadores. O objetivo da Estratégia foi promover a capacidade transformadora e o desenvolvimento científico-profissional do estudante de Psicologia como consequência da sua atuação profissional em contexto. Teoricamente o estudo foi baseado no Modelo pedagógico da dinâmica praxiológica da intervenção psicológica. Conclui-se que a Estratégia expressou o valor didático da intervenção psicológica como prática formativa e favoreceu o desenvolvimento organizado, intencional e pessoalizado de habilidades investigativas e interventivas nos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramiro Gross-Tur, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola. Universidad de Oriente, Cuba.

Doutor em Ciências Pedagógicas (PhD) Universidad de Oriente, Cuba. Diplomado em "Formação do pensamento científico investigativo para jovens docentes". Universidad de Oriente, Cuba Diplomado em Educação Médica Superior, Policlínico Facultad "Juan A. Díaz", Matanzas, Cuba. Professor Auxiliar de Psicologia, Universidad de Oriente, Cuba. Licenciado em Psicologia (Título de Oro), Universidad de Oriente, Cuba. Chefe de Departamento de Psicologia, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola.

Angel Deroncele-Acosta, Universidad San Ignacio de Loyola, Universidad Antonio Ruiz de Montoya, Lima, Perú.

Posdoctorado em Psicologia Educativa e Psicologia Organizacional. Universidad de Almería, España 2018; Universitat de València, España 2019. Doctor em Ciencias Pedagógicas, PhD. Mestre em Ciencias Sociales e Licenciado em Psicología (titulo de oro), Universidad de Oriente, Cuba. Coordenador e membro de projetos internacionais de investigação nas áreas de Psicologia e Educação, membro acreditado de 5 redes de investigação

Yonayka Licea-Suárez, Universidad de Las Tunas, Cuba Instituto Supeior Politécnico do Bié, Angola

Mestre em Psicología de la Salud, Escuela Nacional de Salud Pública, Cuba. Professora Auxiliar. Licenciada em Psicologia, Universidad Central de Las Villas, Cuba.

Elayne Hechavarría-Munive, Universidad de Oriente, Cuba. Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola.

Licenciada em Psicologia, Universidad de Oriente, Cuba.

Professora Auxiliar e Mestre em Intervenção Psicológica, Universidad de Oriente, Cuba.

Hiancell Gallardo-Olazábal, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola. Universidad de Camaguey, Cuba.

Mestre em Ciências da Educação, Cuba. Professor Assistente. Licenciado em Psicologia

 

Ricardo Cassoma, Instituto Superior Politécnico do Bié, Angola.

Licenciado em Psicologia pedagógica pelo Instituto Superior de Ciências da Educação. Mestrado em Ciências da Saúde, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil

Referências

ANTÚNEZ, José; MERCADERES, María de los Angeles; FONG, Antonio; PÉREZ, Bolívar Alejandro. Fundamentación epistemológica de la formación del tecnólogo de la salud en el proceso de instrucción científica. Medisan, v. 18, n. 8, 2014. Disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/san/v18n8/san18188.pdf Acesso em: 25 de maio de 2019.

BARRIGA, Carlos. La formación docente en la universidad. Investigación Educativa. V. 15, n. 28, p. 129 - 138, 2011. Disponível em: https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/educa/article/view/5403 Acesso em: 12 de março de 2019.

CASSOMA, Ricardo Chiengo; FERNANDES, Domingos João. Estratégias de aprendizagem no processo docente educativo nos estudantes do primeiro ano do curso de psicologia no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Revista Congreso Universidad. V. I, n. 3, p. 1-9, 2012 http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/417 Acesso em: 25 de maio de 2019.

DIDRIKSSON, Alex; HERRERA, Alma. Una propuesta para la construcción de currículos universitários alternativos. Innovación crítica, v. XXVI, n. 106, p. 7-40, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/132/13210602.pdf Acesso em: 25 de maio de 2019.

FRANCISCO, João Manuel. Psicologia: Formação e exercício profissional em Angola (Tese Doutoral. Brasil: Universidade Federal de Bahia). 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/14517/1/TESE%20Jo%C3%A3o%20Manuel%20Saveia%20Daniel%20Francisco.pdf Acesso em: 22 de outubro de 2019.

FUENTES, Homero Calixto; MONTOYA, Jorge; FUENTES, Liana. La formación en la educación superior desde lo holístico, complejo y dialéctico de la construcción del conocimiento científico. Santiago de Cuba: Ed. UO. 2011.

GROSS, Ramiro. Estrategia educativa para la formación científico-profesional del psicólogo. (Tesis doctoral. Cuba: Universidad de Oriente). 2017.

GROSS, Ramiro; DERONCELE, Angel; MONTOYA, Jorge. Construcción de la competencia interventiva del psicólogo. Opuntia Brava, v. 10, n. 3, 2018. Disponível em: http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/534. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

GROSS, Ramiro; MONTOYA, Jorge; DERONCELE, Angel. El proceso de formación científico-profesional del psicólogo. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, v. IV, n. 3, art. 28, 2017. Disponível em: https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/112. Acesso em: 15 de fevereiro de 2019

NETO, Walter Mariano; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; GUZZO, Raquel Souza. Discutindo a formação em Psicologia: a atividade de supervisão e suas diversidades. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111111 Acesso em: 16 de janeiro de 2019

PARRA, Yanet; CARVAJAL, Bárbara. La competencia investigativa del estudiante de Psicología, desde la complementariedad de enfoques metodológicos. Humanidades Médicas, v. 16, n. 1, p. 21-34, 2016. Disponível em: http://humanidadesmedicas.sld.cu/index.php/hm/article/view/926 Acesso em: 15 de fevereiro de 2019

SCHEIN, Edgar Henry. Consultoría de Procesos. Recomendaciones para gerentes y consultores. México DF: Wesley Iberoamericana y Sistemas Técnicos de Edición, S.A.de C.V., 1988.

SHALAGINOVA, Kseniea; PANFEROVA, Elena; DEKINA, Elena; SHELISPANSKAJA, Ellada. Formation of professional and personal successfulness of future educational psychologists in the educational process at university. Revista Inclusiones, v. 7, NÚMERO ESPECIAL –2020, pp. 516-529, 2020. Disponível em:

http://revistainclusiones.org/pdf17/40%20VOL%207%20NUM%20Espacio%20y%20Tiempo%20en%20el%20Siglo%20XXI.pdf Acesso em: 20 de janeiro de 2021

Downloads

Publicado

05/04/2022

Como Citar

GROSS-TUR, Ramiro; DERONCELE-ACOSTA, Angel; LICEA-SUÁREZ, Yonayka; HECHAVARRÍA-MUNIVE, Elayne; GALLARDO-OLAZÁBAL, Hiancell; CASSOMA, Ricardo. A formação científico-profissional do psicólogo: uma experiência na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11475, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11475. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11475. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.