O ensino profissional na França

uma história de ressaltos rumo a um futuro incerto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13763

Resumo

A história do ensino profissional francês não tem seguido um curso linear desde a sua criação no final do século XIX. Concebida para proporcionar formação metódica e abrangente aos futuros trabalhadores jovens, alguns dos quais estavam destinados a tornar-se trabalhadores em setores industriais em rápida expansão, a sua natureza, grupos-alvo e qualificações mudaram após a sua integração no sistema escolar, como resultado de políticas de reforma que a transformaram num fluxo escolar de relegação. Desde esta integração, que data de 1959, as suas transformações têm sido incessantes, em nome da sua modernização, a necessidade de a adaptar à evolução do trabalho e de elevar o nível de qualificação dos trabalhadores. Contudo, quando examinada com base no trabalho de investigação, esta metamorfose permanente parece estar correlacionada com as políticas escolares centradas na massificação dos diplomados e no aumento do nível geral de educação. O ensino profissional e os seus diplomas parecem assim ser instrumentos eficazes de política educacional, mas à custa de uma incerteza crescente sobre o seu futuro no sistema educativo e no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

recherche en sciences sociales, vol 24, p. 2-22, 1978.

BOUYX, Benoît. Les diplômes de l'enseignement technique et professionnel : 1980-1995. Éducation et Formations, n° 45, p. 71-78, 1996.

BRIAND Jean-Pierre ; CHAPOULIE Jean-Michel. L'institution scolaire et la scolarisation : une perspective d'ensemble. Revue française de sociologie, vol. XXXIV, p. 3-42, 1993.

BRUCY, Guy. Histoire des diplômes de l'enseignement technique. Paris : Belin, 1998.

BRUCY, Guy. La légitimité du CAP, une conquête de haute lutte. Revue française de pédagogie, n° 180, p. 9-18, 2012.

CAMPINOS-DUBERNET, Myriam. Baccalauréat professionnel, une innovation ?. Formation-Emploi, n° 49, p. 3-29, 1995.

CHARLOT, Bernard ; FIGEAT, Madeleine. Histoire de la formation des ouvriers (1789-1964). Paris : Minerve, 1985.

CHAUVEL, Louis. Le destin des générations. Structure sociale et cohortes en France au XXème siècle. Paris : PUF, 1998.

COUPPIÉ, Thomas; DUPRAY, Arnaud ; ÉPIPHANE, Dominique ; MORA, Virginie (coord.). 20 ans d'insertion professionnelle des jeunes : entre permanences et évolutions. Marseille : Céreq, collection Essentiels, n° 1, 2018.

DEFRESNE Florence, KROP Jérôme. La massification scolaire sous la Vème République. Une mise en perspective des statistiques de l'Education nationale (1958-2014). Éducation et Formations, n° 91, p. 5-20.

GIRARDIN, Sigrid. Entretien avec Sigrid Girardin. Carnets rouges, n° 23, p. 37-40, 2021.

MAILLARD, Fabienne. Les référentiels des diplômes professionnels et leurs critiques – Une mise en valeur de leurs enjeux sociaux. Revue française de pédagogie, n° 145, p. 163-176, 2003.

MAILLARD, Fabienne. L’ambivalence de la politique éducative : le CAP entre déclin et relance ». Formation-Emploi, n° 89, p. 65-78, 2005.

MAILLARD, Fabienne. Les “petits“ diplômes professionnels français dans la politique éducative et sur le marché du travail. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs, Hors série n° 4, p. 167-187, 2013.

MAILLARD, Fabienne. La réforme de la voie professionnelle : une politique scolaire ?. Carrefours de l’éducation, n° 41, p. 151-168, 2016.

MINISTERE DE L'ÉDUCATION NATIONALE. Repères et références statistiques, 1992.

MOUY, Philippe. La formation professionnelle des ouvriers et l'évolution du travail industriel. Formation-Emploi, n° 1, p. 52-69, 1983.

MERLE, Pierre. La démocratisation de l'enseignement. Paris : La Découverte, Repères, 2002.

PALHETA, Ugo. La domination scolaire. Sociologie de l’enseignement professionnel et de son public. Paris : PUF, 2012.

PELPEL, Patrice ; TROGER, Vincent. Histoire de l'enseignement technique. Paris : Hachette éducation, 1993.

PROST, Antoine. Histoire d'un diplôme : le baccalauréat professionnel. In MOREAU, Gilles (coord.), Les patrons, l'Etat et la formation des jeunes, pp. 95-111. Paris : La Dispute, 2002.

SUTEAU, Marc. Les artisans et le CAP : une conversion tardive (1920-2000). Revue française de pédagogie, n° 180, p. 43-52, 2012.

TANGUY, Lucie. La mise en équivalence de la formation avec l'emploi dans les IVe et Ve Plans (1962-1970). Revue française de sociologie, n°43-4, pp. 685-709, 2002

Publicado

24/03/2022

Como Citar

MAILLARD, Fabienne. O ensino profissional na França: uma história de ressaltos rumo a um futuro incerto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13763, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13763. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13763. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Em defesa do projeto de formação humana integral