O ensino profissional na França
uma história de ressaltos rumo a um futuro incerto
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13763Resumo
A história do ensino profissional francês não tem seguido um curso linear desde a sua criação no final do século XIX. Concebida para proporcionar formação metódica e abrangente aos futuros trabalhadores jovens, alguns dos quais estavam destinados a tornar-se trabalhadores em setores industriais em rápida expansão, a sua natureza, grupos-alvo e qualificações mudaram após a sua integração no sistema escolar, como resultado de políticas de reforma que a transformaram num fluxo escolar de relegação. Desde esta integração, que data de 1959, as suas transformações têm sido incessantes, em nome da sua modernização, a necessidade de a adaptar à evolução do trabalho e de elevar o nível de qualificação dos trabalhadores. Contudo, quando examinada com base no trabalho de investigação, esta metamorfose permanente parece estar correlacionada com as políticas escolares centradas na massificação dos diplomados e no aumento do nível geral de educação. O ensino profissional e os seus diplomas parecem assim ser instrumentos eficazes de política educacional, mas à custa de uma incerteza crescente sobre o seu futuro no sistema educativo e no mercado de trabalho.
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