O ensino profissional na França

uma história de ressaltos rumo a um futuro incerto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13763

Resumo

A história do ensino profissional francês não tem seguido um curso linear desde a sua criação no final do século XIX. Concebida para proporcionar formação metódica e abrangente aos futuros trabalhadores jovens, alguns dos quais estavam destinados a tornar-se trabalhadores em setores industriais em rápida expansão, a sua natureza, grupos-alvo e qualificações mudaram após a sua integração no sistema escolar, como resultado de políticas de reforma que a transformaram num fluxo escolar de relegação. Desde esta integração, que data de 1959, as suas transformações têm sido incessantes, em nome da sua modernização, a necessidade de a adaptar à evolução do trabalho e de elevar o nível de qualificação dos trabalhadores. Contudo, quando examinada com base no trabalho de investigação, esta metamorfose permanente parece estar correlacionada com as políticas escolares centradas na massificação dos diplomados e no aumento do nível geral de educação. O ensino profissional e os seus diplomas parecem assim ser instrumentos eficazes de política educacional, mas à custa de uma incerteza crescente sobre o seu futuro no sistema educativo e no mercado de trabalho.

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Publicado

24/03/2022

Como Citar

MAILLARD, Fabienne. O ensino profissional na França: uma história de ressaltos rumo a um futuro incerto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13763, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13763. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13763. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Em defesa do projeto de formação humana integral