Educação sexual
o bode-expiatório dos currículos escolares franceses. Um campo minado para o estado
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13892Resumo
O artigo proposto compreende uma análise comparativa de programas de leituras dos manuais escolares de ciências em escolas que ofertam o ensino médio profissionalizante e naquelas que ofertam apenas a formação geral no ensino médio. Estes programas de leitura são complementados por uma revista de literatura geral sobre a questão do ensino da educação sexual na escola desde 1973 até os dias atuais. Mostraremos, a partir de análises quali-quatitativas de conteúdos textuais e ilustrações presentes nos manuais escolares, como a questão da educação sexual se tornou um problema médico, político, social e religioso e como a inserção do ensino da sexualidade nos currículos escolares franceses foi marcada por obstáculos, considerando que esses currículos contêm pontos de controvérsias, discórdias, discursos que envolvem o controle dos corpos e jogos de poder. Essa questão permanece presente atualmente, apesar dos avanços significativos. Um assunto que não foi dominado em sua totalidade, em função dos espaços escolares, do gênero, das famílias e das origens étnicas, ao ponto de se tornar um verdadeiro “bode-expiatório” dos currículos escolares e um “campo minado” para os poderes públicos.
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- 04.09.2022 (2)
- 20.06.2022 (1)
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