A Educação Profissional e Tecnológica no Curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12869Palavras-chave:
Formação de professores, Educação profissional e tecnológicaResumo
Este artigo aborda a formação de professores para atuar na Educação Profissional e Tecnológica – EPT –. Trata-se de parte de uma pesquisa de mestrado que teve, por objetivo, verificar a inserção da EPT no curso de licenciatura em Matemática do Instituto <omitido>, por meio de pesquisa documental e pesquisa exploratória, realizada com professores que atuam na licenciatura. Os instrumentos de coleta de dados adotados foram o questionário e a observação. A análise dos dados foi qualitativa, feita à luz do referencial teórico, que envolveu saberes necessários à docência em geral e à EPT, em particular. Os resultados indicam que não existe uma ação sistemática no curso para qualificar os licenciandos para atuarem na EPT.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. M. L. Formação de docentes para a educação profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação Profissional. Trabalho & Educação. v.17. n.2. maio/agosto. 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3.reimpr. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 05.jul.2021
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº. 2, de 1º. de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC, CNE/CP, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file> Acesso em: 05.jul.2021
CARNEIRO, I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. Ma. D. A produção acadêmica da formação de professores na EPT. HOLOS, ano 34, v. 03, p.201-227, 2018. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/ >Acesso em: 14 mai. 2019
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42> Acesso em: 06 jun. 2020
FRIGOTTO, G.; ARAUJO, R. M. L. Práticas pedagógicas e ensino integrado. In: FRIGOTTO, G. (org.) Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p. 249-266.
GANDRA, L.; FIGUEIREDO, C. V. S. Formação de professores/EPT: o perfil do docente ingressante no IFMS campus Coxim. HOLOS, ano 30, v.2, p. 3-12, 2014. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/ >Acesso: 14 mai. 2019.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.) Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil/UFRGS, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002
OMITIDO. Resolução nº 64, de 04 de novembro de 2016. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus Omitido, 2016. Disponível em: Acesso: 28 set. 2020
OMITIDO. Resolução nº 43, de 21 de dezembro de 2018. Aprova o PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2020. Omitido, 2018. Disponível em: Acesso: 09 out. 2020
LIMA, F. B. G. A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo da concepção política. Dissertação de mestrado em Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília, 2012. pdf. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/12793>. Acesso: 21 out. 2020
LIMA, F. B. G; SILVA, A. A concepção de formação de professores nos institutos federais (IFs): um estudo dos discursos políticos. HOLOS, ano 30, v.2, p.3-12, 2014. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/> Acesso: 14 mai. 2019
LIMA, F. B. G.; BARREYRO, G. B. Cursos de licenciatura nos IFs: considerações sobre um novo lócus de formação de professores. RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 2, p. 501 - 521, maio/ago, 2018. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/> Acesso: 14 mai. 2019
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. v.1, p.8-22, n. 1(jun.2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008.
MACHADO, L. R. S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma reflexão não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline Moll et al. (org.) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOURA, D. E. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. v.1. n. 1, p.23-38, (jun.2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008. Anual.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. 1992. pdf. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf> Acesso: 18 nov.2020
¬¬¬¬¬NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.11-20, jan./jun. 1999
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid: 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>.Acesso: 18 nov.2020
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.
OLIVEIRA, M. R. N. S.; NOGUEIRA, C. R. G. A formação de professores para a EPT e o Plano Nacional de Educação (PNE): quais as perspectivas? HOLOS, ano 32, v.6, p.145-155, 2016. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/> Acesso: 14 mai. 2019
PACHECO, E. M. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: Editora IFRN, 2010.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012, p.15-38.
RAMOS, M. N. Concepção do Ensino médio integrado. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf > 2007. Acesso: 10 out.2020
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34 jan./abr. 2007, p. 94-181
SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado. v.9 n.2 p.1-30, 2005. Disponível em: <http://www.ugr.es/local/recfpro/Rev9ART1.pdf> Acesso em: 21.nov.2020
SOUZA, F. C. S.; RODRIGUES, I. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 621-638, 2017. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682 Acesso: 14 mai. 2020
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
VEIGA, I. P. A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, I. P. A.; D’AVILA, C. M. (org.) Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.13-21
VIEIRA, M. M. M. Formação de professores da educação profissional: análise de produções acadêmicas. HOLOS, ano 34, v. 2, p. 243-258, 2018. Acesso: 14 mai. 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.