A Educação Profissional e Tecnológica no Curso de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12869

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores para atuar na Educação Profissional e Tecnológica – EPT –. Trata-se de parte de uma pesquisa de mestrado que teve, por objetivo, verificar a inserção da EPT no curso de licenciatura em Matemática do Instituto <omitido>, por meio de pesquisa documental e pesquisa exploratória, realizada com professores que atuam na licenciatura. Os instrumentos de coleta de dados adotados foram o questionário e a observação. A análise dos dados foi qualitativa, feita à luz do referencial teórico, que envolveu saberes necessários à docência em geral e à EPT, em particular. Os resultados indicam que não existe uma ação sistemática no curso para qualificar os licenciandos para atuarem na EPT. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, R. M. L. Formação de docentes para a educação profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação Profissional. Trabalho & Educação. v.17. n.2. maio/agosto. 2008.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3.reimpr. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 05.jul.2021

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº. 2, de 1º. de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC, CNE/CP, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file> Acesso em: 05.jul.2021

CARNEIRO, I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. Ma. D. A produção acadêmica da formação de professores na EPT. HOLOS, ano 34, v. 03, p.201-227, 2018. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/ >Acesso em: 14 mai. 2019

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42> Acesso em: 06 jun. 2020

FRIGOTTO, G.; ARAUJO, R. M. L. Práticas pedagógicas e ensino integrado. In: FRIGOTTO, G. (org.) Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018, p. 249-266.

GANDRA, L.; FIGUEIREDO, C. V. S. Formação de professores/EPT: o perfil do docente ingressante no IFMS campus Coxim. HOLOS, ano 30, v.2, p. 3-12, 2014. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/ >Acesso: 14 mai. 2019.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.) Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil/UFRGS, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002

OMITIDO. Resolução nº 64, de 04 de novembro de 2016. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus Omitido, 2016. Disponível em: Acesso: 28 set. 2020

OMITIDO. Resolução nº 43, de 21 de dezembro de 2018. Aprova o PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2020. Omitido, 2018. Disponível em: Acesso: 09 out. 2020

LIMA, F. B. G. A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo da concepção política. Dissertação de mestrado em Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília, 2012. pdf. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/12793>. Acesso: 21 out. 2020

LIMA, F. B. G; SILVA, A. A concepção de formação de professores nos institutos federais (IFs): um estudo dos discursos políticos. HOLOS, ano 30, v.2, p.3-12, 2014. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/> Acesso: 14 mai. 2019

LIMA, F. B. G.; BARREYRO, G. B. Cursos de licenciatura nos IFs: considerações sobre um novo lócus de formação de professores. RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 2, p. 501 - 521, maio/ago, 2018. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/> Acesso: 14 mai. 2019

MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. v.1, p.8-22, n. 1(jun.2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008.

MACHADO, L. R. S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma reflexão não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline Moll et al. (org.) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOURA, D. E. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. v.1. n. 1, p.23-38, (jun.2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008. Anual.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. 1992. pdf. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf> Acesso: 18 nov.2020

¬¬¬¬¬NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.11-20, jan./jun. 1999

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid: 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>.Acesso: 18 nov.2020

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.

OLIVEIRA, M. R. N. S.; NOGUEIRA, C. R. G. A formação de professores para a EPT e o Plano Nacional de Educação (PNE): quais as perspectivas? HOLOS, ano 32, v.6, p.145-155, 2016. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez135.periodicos.capes.gov.br/> Acesso: 14 mai. 2019

PACHECO, E. M. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: Editora IFRN, 2010.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012, p.15-38.

RAMOS, M. N. Concepção do Ensino médio integrado. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf > 2007. Acesso: 10 out.2020

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34 jan./abr. 2007, p. 94-181

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado. v.9 n.2 p.1-30, 2005. Disponível em: <http://www.ugr.es/local/recfpro/Rev9ART1.pdf> Acesso em: 21.nov.2020

SOUZA, F. C. S.; RODRIGUES, I. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, p. 621-638, 2017. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682 Acesso: 14 mai. 2020

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002

VEIGA, I. P. A. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, I. P. A.; D’AVILA, C. M. (org.) Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.13-21

VIEIRA, M. M. M. Formação de professores da educação profissional: análise de produções acadêmicas. HOLOS, ano 34, v. 2, p. 243-258, 2018. Acesso: 14 mai. 2019

Downloads

Publicado

25/05/2022

Como Citar

CLAUDINO RIBEIRO, Maria Virginia; TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, Gilmara. A Educação Profissional e Tecnológica no Curso de Licenciatura em Matemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12869, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12869. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12869. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.