Educação x Trabalho:
um estudo com os egressos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13238Palavras-chave:
Educação. Trabalho. Mundo do Trabalho. ESTES/UFU. Egressos.Resumo
O presente artigo tem a finalidade de analisar a transição entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho para os egressos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Este artigo foi estruturado nas seguintes seções: Criação da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia; o Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde; percurso metodológico da pesquisa; análise e discussão dos resultados e considerações finais. Para a coleta de informações foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Nas análises dos dados coletados foram evidenciados que a ESTES/UFU tem cumprido a finalidade de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, visando atender a demanda local e regional, articulando educação e trabalho para que os sujeitos sejam inseridos no mundo do trabalho.
Downloads
Referências
BATISTA, Roberto Leme. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 360.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 26 jul. 2004.
CARVALHO, Iêda Maria Vecchioni; PASSOS, Antônio Eugênio Valverde Mariani; SARAIVA, Suzana Barros Corrêa. Recrutamento e seleção por competências. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
FÍGARO, Roseli. O Mundo do Trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Ano 5, nº 09, 2008, p.91-100.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 15/08/2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica. (2018). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em 10/08/2021.
MARCIEL, C. M. O ensino técnico e a empregabilidade do jovem no Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Edu Pro: C e T, Brasília, 1(1): p. 99-106, Jul-Dez, 2006.
OLIVEIRA, Ramon de. A teoria do capital humano e a educação profissional brasileira. 2001. Boletim Técnico do SENAC, v. 27, nº 1, p. 27-37
RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino médio integrado. S.d. 2008. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em: 20/07/2021.
RAMOS, Marise Nogueira. História e Política da Educação Profissional. Curitiba: IFPR, 2014.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v.12, n.32, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 08/07/2021.
STUTZ, Beatriz Lemos. Técnico em Enfermagem no município de Uberlândia: a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar. Tese de doutorado. Uberlândia. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Escola Técnica de Saúde. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Prótese Dentária – Uberlândia, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.