A concepção do projeto político pedagógico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13658Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Projeto Político-Pedagógico, Políticas Educacionais.Resumo
O projeto político pedagógico idealizado para os Institutos Federais foi orientado para a formação de uma rede de instituições revolucionárias. A identidade, o papel e mesmo a existência dessas instituições têm se constituído como um campo de disputas entre diferentes concepções educacionais e projetos de sociedade. Mais de uma década após sua criação, temos vivenciados circunstâncias que nos levam a retomar a questão sobre quais seriam os fatores que possibilitariam a continuidade desse projeto educacional. Neste texto, abordamos algumas noções e conceitos que perpassaram as negociações para criação dos IF e a concepção de seu projeto político pedagógico, na defesa de que o caminho de resistência deve seguir, justamente, pelo reforço à identidade dessas instituições, expressa em sua proposta original.
Downloads
Referências
BRASIL, MEC. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. Brasília: MEC, 2010.
BRASIL, MEC. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.
CARVALHO, O. F.; SILVA, C. J. R; ARAÚJO, M. Educação profissional e tecnológica: elementos históricos e conceituais. In: ROCHA, M. Z. B.; PIMENTEL, N. M. (org.). Organização da educação brasileira: marcos contemporâneos. Brasília: Editora UnB, 2016. P. 309-348.
FIDALGO, F.; MACHADO, L. (ed.). Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação FE/UFMG, 2000.
LIMA FILHO, D. L. Universidade Tecnológica e redefinição da institucionalidade da educação profissional: concepções e práticas em disputa. In: MOLL, J. et al. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e profissionalidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 141-158.
PACHECO, E. (org.) Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio: proposta de diretrizes curriculares. Brasília; São Paulo: Fundação Santillana; Moderna, 2012.
PACHECO, E.; SILVA, C. J. R. O trabalho como princípio educativo. In: EPT Contemporânea: glossário colaborativo de termos relacionados à educação profissional, científica e tecnológica. Disponível em: https://eptcontemporanea.blogspot.com/
RIOS, T. A. Ética e competência. 20 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SKEETE, Nadir Arruda. A experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivos. Rio de Janeiro: FLACSO, 2013.
SILVA, C. J. R. Bases conceituais da educação profissional e tecnológica. O projeto político pedagógico dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (Mimeo). Brasília: 2021.
SILVA, C. J. R. Perspectivas epistemológicas da formação profissional nos espaços acadêmico e do trabalho. In: SANTOS, F. M.;
GOMES, C. A.; RIBEIRO, T. A. K. (org.). Educação superior em perspectiva: volume III. Brasília: INEP, 2020. p. 211-244.
SILVA, C. J. R.; CARVALHO, O. F. Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente. In: Linhas Críticas, Brasília, DF, vol. 22, n. 49, set./dez. 2016. p. 598-618.
SILVA, C. J. R. A expansão dos Institutos Federais: o desafio da transversalidade e da verticalização nos currículos. Palestra proferida no 2º aniversário do campus do IFG na Cidade de Goiás, em 25 jun. 2014.
SILVA, C. J. R. (org.). Institutos Federais Lei 11.892, de 29/12/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.