A concepção do projeto político pedagógico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13658

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Projeto Político-Pedagógico, Políticas Educacionais.

Resumo

O projeto político pedagógico idealizado para os Institutos Federais foi orientado para a formação de uma rede de instituições revolucionárias. A identidade, o papel e mesmo a existência dessas instituições têm se constituído como um campo de disputas entre diferentes concepções educacionais e projetos de sociedade. Mais de uma década após sua criação, temos vivenciados circunstâncias que nos levam a retomar a questão sobre quais seriam os fatores que possibilitariam a continuidade desse projeto educacional. Neste texto, abordamos algumas noções e conceitos que perpassaram as negociações para criação dos IF e a concepção de seu projeto político pedagógico, na defesa de que o caminho de resistência deve seguir, justamente, pelo reforço à identidade dessas instituições, expressa em sua proposta original.

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Biografia do Autor

Caetana Juracy Rezende Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação (UnB), mestre em Música (UFG), bacharel em Música (UnB). Professora da área de Educação e Trabalho na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – FE/UnB. 

Eliezer Moreira Pacheco

Doutor Honoris Causa (IFAC), mestre em História (UFRGS), especialista em Ciências Políticas (UFRGS) e graduado em História (UFSM)

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Publicado

13/02/2022

Como Citar

SILVA, Caetana Juracy Rezende; PACHECO, Eliezer Moreira. A concepção do projeto político pedagógico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13658, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13658. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13658. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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