Práticas Curriculares no Curso de Licenciatura em Computação - relato de projetos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11550Palavras-chave:
Prática de ensino. Docência. Formação de professores. Estágio curricular supervisionado.Resumo
Este artigo apresenta os projetos da Prática Enquanto Componente Curricular (PeCC), no contexto pedagógico, através da apresentação de relato de experiência. As PeCCs foram desenvolvidas no curso de Licenciatura em Computação, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo, nos anos de 2018, 2019 e 2020 e norteadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores na Educação Básica, em nível superior bem como sua articulação com o estágio supervisionado. Este componente curricular proporcionou experiências de articulação de conhecimentos construídos ao longo do curso em situações de prática docente entre outros, integrando novos espaços educacionais como locus da formação dos licenciandos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia; Resolução CNE/CP n.º 3, de 18 de dezembro de 2002. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Curso de Graduação em Computação. Aprovado em 09/03/2012. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br. Acesso em: 29 mar 2014.
____. Ministério da Educação. (2016) Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Instituto Federal Farroupilha, campus de Santo Angelo, 2016. Disponível em https://www.iffarroupilha.edu.br/santo-angelo. Acesso em: 02 novembro 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
GASPAR, M. A..D. A importância da disciplina Prática de Ensino nos cursos de licenciatura. Revista Dialogia, v. 4, 2005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/870. Acesso em: 10 novembro 2020.
MARANDINO, M. A. Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa no Ensino das Ciências: questões atuais. Disponível em: http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/apraticadensinoartigo4.pdf. Acesso em: 20 outubro 2020.
PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: moderna 2011.
SACRITÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 352 p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.