Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11680Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino Médio Integrado, Mundo do Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Produto Educacional.Resumo
O presente estudo buscou compreender a relação do estágio supervisionado com a Educação Profissional e Tecnológica, além de investigar como se configura o estágio na visão de alunos de Ensino Médio Integrado, servidores e empresas concedentes. A partir dos dados obtidos, foi elaborado um produto educacional no formato de e-book, aplicado durante um curso, cujo objetivo foi esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o estágio. Foi percebida a efetividade da aplicação, considerando o aumento da autoconfiança e conscientização dos discentes em relação ao tema. Ademais, concluiu-se que o estágio como ato educativo, capaz de aproximar teoria e prática, levar à reflexão e conduzir a uma postura mais crítica e ativa, é elemento que depende de um trabalho conjunto, fruto do comprometimento da instituição de ensino, da empresa concedente e do aluno estagiário.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene. Aspectos legais do estágio: uma retrospectiva histórica. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 58-64, jun. 2015. ISSN 2316-4484. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/108. Acesso em: 08 ago. 2020.
BRASIL. Lei nº 11788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 06 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília, 2013, p. 202-265. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 06 nov. 2018.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE/CEB. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 19 mar. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. Atas CIAIQ2018: Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación//Volume 1. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656. Acesso em: 10 nov. 2018.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. Holos, [S. L.], v. 2, p. 4-30, 2007.
SANTOS, Maria Vandilma; VICENTINE, Claudia Mara; STEIDEL, Rejane. Estágio Supervisionado Curricular: um estudo da lei 11.788/08. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Artigo. [s. L.]: Congresso Nacional de Educação - Educere, 2011. p. 1513 - 1526. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4218_2750.pdf. Acesso em: 06 nov. 2018.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462003000100010.
SAVIANI, Dermeval, Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso: 29.set.2018.
SCHIEDECK, S. ; FRANÇA, M. C. C. C. . A origem de uma nova institucionalidade em EPT: narrativas e memórias sobre os Institutos Federais. 2019. Vídeo MP4. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433129?mode=full. Acesso em: 07 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.