Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11680

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Médio Integrado, Mundo do Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Produto Educacional.

Resumo

O presente estudo buscou compreender a relação do estágio supervisionado com a Educação Profissional e Tecnológica, além de investigar como se configura o estágio na visão de alunos de Ensino Médio Integrado, servidores e empresas concedentes. A partir dos dados obtidos, foi elaborado um produto educacional no formato de e-book, aplicado durante um curso, cujo objetivo foi esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o estágio. Foi percebida a efetividade da aplicação, considerando o aumento da autoconfiança e conscientização dos discentes em relação ao tema. Ademais, concluiu-se que o estágio como ato educativo, capaz de aproximar teoria e prática, levar à reflexão e conduzir a uma postura mais crítica e ativa, é elemento que depende de um trabalho conjunto, fruto do comprometimento da instituição de ensino, da empresa concedente e do aluno estagiário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cissa Gabriela da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Possui graduação em Letras-Inglês pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (2011), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013) e mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas (2021).  Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, atuando há cinco anos como Coordenadora de Extensão. 

Marcus Fernandes Marcusso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Professor EBTT de História do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Câmpus Inconfidentes. Docente no Mestrado Profissional ProFEPT - Polo IFSULDEMINAS. Atualmente é coordenador da Licenciatura em História do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Referências

ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene. Aspectos legais do estágio: uma retrospectiva histórica. Revista Multitexto, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 58-64, jun. 2015. ISSN 2316-4484. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/108. Acesso em: 08 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 11788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 06 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília, 2013, p. 202-265. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 06 nov. 2018.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/CNE/CEB. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 19 mar. 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. Atas CIAIQ2018: Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación//Volume 1. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656. Acesso em: 10 nov. 2018.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. Holos, [S. L.], v. 2, p. 4-30, 2007.

SANTOS, Maria Vandilma; VICENTINE, Claudia Mara; STEIDEL, Rejane. Estágio Supervisionado Curricular: um estudo da lei 11.788/08. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Artigo. [s. L.]: Congresso Nacional de Educação - Educere, 2011. p. 1513 - 1526. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4218_2750.pdf. Acesso em: 06 nov. 2018.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462003000100010.

SAVIANI, Dermeval, Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso: 29.set.2018.

SCHIEDECK, S. ; FRANÇA, M. C. C. C. . A origem de uma nova institucionalidade em EPT: narrativas e memórias sobre os Institutos Federais. 2019. Vídeo MP4. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433129?mode=full. Acesso em: 07 ago. 2020.

Downloads

Publicado

06/01/2022

Como Citar

SILVA, C. G. da; MARCUSSO, M. F. Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11680, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11680. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11680. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS