Do ideal ao cotidiano
uma aproximação ao ensino de desenho técnico na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12603Palavras-chave:
Desenho técnico, Geometria, Politecnia, Omnilateralidade, Produto educacionalResumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar informações reunidas numa primeira etapa, de cunho exploratório, de uma investigação mais extensa concernente à elaboração de um produto educacional voltado ao processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico, na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no curso de Edificações do Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram empregadas pesquisas bibliográficas, consultas documentais e entrevistas. Os resultados, além de apontarem para a necessidade de se oferecer aos alunos possibilidades de superação de dificuldades de aprendizagem, propiciam os apoios necessários ao delineamento do mencionado material didático.Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ >. Acesso em 08 de agosto de 2020.
BOANOVA, Cecília Oliveira. Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Pelotas, p. 100. 2011.
CARNEIRO, Joyce Barbosa; DE VASCONCELOS, Samuel Pereira; ARAÚJO, Bruno Araújo. O uso de ferramentais digitais como objeto de aprendizagem no ensino de desenho técnico mecânico. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 42, p. 22-30, ago. 2018. ISSN 2447-9187. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1361>. Acesso em: 23 Mar. 2021.
CIAVATTA, M. O ENSINO INTEGRADO, A POLITECNIA E A EDUCAÇÃO OMNILATERAL. POR QUE LUTAMOS? / The integrated education, the polytechnic and the omnilateral education. Why do we fight?. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>. Acesso em: 23 mar. 2021.
FARIAS, Marcella S. F.de.; MENDONÇA, Andréa P. Concepção de Produtos Educacionais – para um Mestrado Profissional. 1a. ed. IFAM, 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, v. 10, n. 1, 2008.
HLADKYI, Daniela Zavisas. Desenho e interdisciplinaridade: desenho em transversalidade. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), v. 15, n. 2, p. 83-94, 2017.
KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, 2003.
KAPLÚN, Gabriel. ¿ Democratización electrónica o neoautoritarismo pedagógico?. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 8, n. 3, 2006.
KONDER, Leandro. O que é dialética. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, p. 340, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Edições Loyola, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 2006.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007.
MARQUES, Janaina Carneiro; CHISTÉ, Priscila de Souza. O Ensino do Desenho Técnico: uma Proposta Interdisciplinar. CIAIQ2016, v. 1, 2016.
MELO, Tattiana Fernandes de Oliveira. O software Geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, p. 128. 2014.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
RUIZ, Luciana et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Buenos Aires: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, 2014.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
TAMASHIRO, H. A. Desenho técnico arquitetônico: constatação do atual ensino nas escolas brasileiras de arquitetura e urbanismo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, p. 262. 2003.
YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.