Elaboração, aplicação, avaliação e validação do produto educacional: cartilha ambiental – resíduos sólidos no contexto da educação profissional e tecnológica

José Emiliano Santos, André Suêldo tavares Lima

Resumo


O presente artigo trata da elaboração, aplicação, avaliação e validação de um Produto Educacional relacionado às questões ambientais no âmbito dos resíduos sólidos aplicado a professores e alunos do Curso Técnico Subsequente de Logística do IFAL – Campus Benedito Bentes. No trabalho, a pesquisa-ação é usada como método de pesquisa por aproximar pesquisadores e sujeitos, e por abordar coletivamente as questões apresentadas. O PE foi considerado de forma positiva pelos professores e alunos do curso como material de apoio para o desenvolvimento de ações de educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem, além de apresentar um avanço significativo dos alunos quando comparado o resultado antes e depois da intervenção.


Palavras-chave


Produto Educacional. Resíduos Sólidos. Avaliação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ma. Denise M. Elaboração de materiais educativos. Disciplina Ações Educativas na Prática de Enfermagem Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo – 2017. Disponível em: . Acesso em 23 jun. 2019.

BACELAR, B. M. F. et al. Metodologia para elaboração de cartilhas em projetos de educação ambiental em micro e pequenas empresas. Recife: Jepex, 2009.

BRASIL, CAPES. Documento Orientador de APCN Área 46: Ensino. Brasília, 2019. Disponível em:< https://capes.gov.br/images/Criterios_apcn_2019/ensino.pdf>. Acesso em: 05 set. 2020.

BRASIL, CAPES. Grupo de trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019. Disponível em:. Acesso em: 05 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Brasília, 2010

BRASIL. Decreto nº 5.940 de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Brasília, 2006.

CHISTÉ LEITE, P.S. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. Espírito Santo: Campo Aberto, v. 38, n. 2, p. 185-198, 2019. Disponível em

https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/download/3516/2357/>. Acesso em: 02 de dez. 2019.

COOK, DA, HATALA, R. Validação de avaliações educacionais: uma cartilha para simulação e além. Adv Simul 1, 31 (2016). https://doi.org/10.1186/s41077-016-0033-y

FISCARELLI, R. B. O. MATERIAL DIDÁTICO E PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 2, n. 1. 2007. Disponível em:. Acesso em: 25 jun. 2019.

SABINO, L. M. M. Cartilha educativa para a promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil: elaboração e validação. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na Promoção da Saúde) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

RIZZATTI, I.M. et al. Os Produtos e Processos Educacionais dos Programas de Pós-Graduação Profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. Disponível em . Acesso em: 11de set. 2020.

SILVA, A.M.T.B., SUAREZ, A.P.M. & UMPIERRE, A.B. PRODUTOS EDUCACIONAIS: UMA AVALIAÇÃO NECESSÁRIA. INTERACÇÕES, Rio de Janeiro, vol. 13 n.º 44 (2017). Disponível em < https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4108 >. Acesso em: 11 de set. 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14 ed. São Paulo. Cortez, 2011.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa – Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11149

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: