Em defesa do projeto de formação humana integral para a classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13666Palavras-chave:
Formação humana, Educação escolar, Formação integral, Classe trabalhadora, Transformação social.Resumo
O tema enunciado no título é tratado neste artigo começando por apresentar um esboço do projeto de escola de formação integral passando, no segundo momento, à defesa do referido projeto para a classe trabalhadora e também pela classe trabalhadora à qual cabe o protagonismo principal para se efetivar a implantação da escola unitária de formação integral. Finalmente, à guisa de conclusão, indica-se a importância da educação escolar articulada à organização das massas trabalhadoras para o desenvolvimento da consciência social como condição para a transformação revolucionária da sociedade.Downloads
Referências
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere, 4 vol. Torino: Einaudi, 1975a.
GRAMSCI, Antonio. Scritti giovanili (1914-1918). Torino: Einaudi, 1975b.
MANACORDA, Mario Alighieri. O princípio educativo em Gramsci, 2ª ed. Campinas, Alínea, 2008.
MARX. Karl. Salário, preço e lucro. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas, vol. 1. São Paulo: Alfa-Ômega, s/d., p. 333-378.
MÈSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo, Boitempo, 2002.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo, Brasiliense, 1981.
SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo, Cortez/Livros do Tatu, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n. 34, 2007, p. 152-165.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas, 2. ed. Campinas, Autores Associados, 2017a.
SAVIANI, Dermeval. A recepção de Gramsci na educação brasileira. Entrevista com Dermeval Saviani. Movimento: Revista de Educação. Niterói, ano 4, número 6, p. 386-404, jan./jun. 2017b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.