Atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) para a Formação do Docente
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16112Palavras-chave:
Formação Docente; Educação Profissional e Tecnológica; PPGEP.Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é uma possibilidade para a formação de docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este artigo pretende evidenciar como o Programa buscou atender às demandas por formação profissional para os docentes da EPT. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, através de entrevista semiestruturada com dois professores fundadores do PPGEP. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD) para análise dos dados. Como resultado, destaca-se o contexto de ampliação da EPT como importante para o surgimento do PPGEP e que o programa tem atingido sua proposta inicial, segundo os docentes entrevistados.
Downloads
Referências
ABREU, T. L.; CAVALCANTE, I. F.; HENRIQUE, A. L. S.; A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 22, p.1-18e12817, Nov. 2022. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12817
BERNARDES, J. Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: foco na avaliação, na regulação e na supervisão. In: Simpósio de Política e Administração da Educação – ANPAE, 29. 2019, Curitiba. Anais […]. Curitiba: UFPR, 2019. P. 1-4.
CARNEIRO, I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. M. D. A produção acadêmica da formação de professores na educação profissional. Holos, v. 03, p. 201-227, 2018. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5993. > Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993
CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2005. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/45/42. Acesso em: 30 mar. 2023.
CURADO SILVA, K. A. C. P. C. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Revista do Centro de Ciências da Educação. Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 330 – 350, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p330
IFRN. Projeto de Ampliação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) por meio da criação do curso de doutorado. 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/documentos/projeto-de-criacao-do-doutorado Acesso em: 07 fev. 2022.
MACHADO, L. R. de S. Políticas de formação de professores: notório saber e possibilidades emancipatórias. Retratos Da Escola, 15(31), 95–109, 2021. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262 Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1262/pdf Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262
MACHADO, L. R. S. Diferenciais Inovadores na Formação De Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–22, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2862. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em: 30 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862
MACHADO, L. R. S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, D. H. (Org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 347-362.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28 Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MORAES, R.; G, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
MOURA, D. H. A formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p.23-38, jun., 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2863
MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na Educação Profissional. 1. Ed. Curitiba: IFPR – EAD, 2014.
MOURA, D. H. (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em Educação Profissional. 1. Ed. Campinas/SP: Mercado de Letras, p. 385-407, 2013.
RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. P.106-127.
RATTIS TEIXEIRA, P. M.; DAIA FIRMIANO, F. A Situação da Classe Trabalhadora no Brasil e a Pandemia da Covid-19. Revista da ABET, [S. l.], v. 20, n. 2, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1676-4439.2021v20n2.53846. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/53846. Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2021v20n2.53846
SILVA, F. L. G. R. Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos sobre as novas diretrizes para a formação de professores da educação profissional: identidades profissionais em construção. Holos, v. 06, p. 156-177, 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4986 Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4986
SOUZA, A. L. L. de. Formação inicial e continuada de professores para a Educação Profissional: a política e a produção do conhecimento para a Emancipação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.