A produção acadêmica sobre Formação Humana Integral na revista brasileira de educação profissional e tecnológica (2015 – 2022)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15943Palavras-chave:
Formação Humana Integral; Produção Acadêmica; Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica.Resumo
Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou compreender como a temática “Formação Humana Integral” vem sendo tratada na produção acadêmico-científica da Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica, por meio de pesquisa bibliográfica e análise da presença do termo referido nas publicações. As publicações ocorreram entre os anos de 2015 e 2022, com viés qualitativo predominante. Percebeu-se que os autores Dermeval Saviani e Marise Ramos foram os mais citados nos momentos de reflexão sobre Formação Humana Integral. No geral, percebe-se que essa temática, apesar de ser pilar nas discussões acerca da Educação Profissional Tecnológica, não é destacada com frequência nos títulos dos trabalhos publicados na referida revista.
Downloads
Referências
ATLAN, Henri. A ciência é inumana: ensaio sobre a livre necessidade. Tradução Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2004.
CNPQ. Currículo Lattes Dermeval Saviani. 2022a. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2205251281123354. Acesso em: 20 jun. 2023.
CNPQ. Currículo Lattes Marise Nogueira Ramos. 2022b. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/379686311190223. Acesso em: 20 jun. 2023.
CNPQ. Currículo Lattes Maria Ciavatta. 2022c. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/5368554854684382. Acesso em: 20 jun. 2023.
CNPQ. Currículo Lattes Gaudêncio Frigotto. 2022d. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4535332644982596.Acesso em: 20 jun. 2023.
CNPQ. Currículo Lattes Acácia Zeneida Kuenzer. 2022e. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/909903295908764. Acesso em: 20 jun. 2023.
CNPQ. Currículo Lattes Lucília Regina de Souza Machado. 2022f. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/0275888830144512. Acesso em: 20 jun. 2023.
DAMASCENA, E. A. Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018). 2020. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GRABOWSKI, G; KUENZER, A. Z. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22– 32, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/4983/1566>. Acesso em: 20 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4983
JESUS, L. A. F.; SANTOS J. O.; SANTOS, L. C. P.; A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a Formação Humana Integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 - 19 e11463, mar. 2022. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11463
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v.5, n.2, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
MOURA, D. H. A formação docente para a educação profissional tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 01, 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 05 jul. 2023.
MOURA, D. H. Mudanças na sociedade brasileira dos anos 2000 limitadas pela hegemonia do neoliberalismo: implicações para o trabalho e para a educação. [In]: MOURA, D. H. (Org) Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas-SP: Mercado de Letras, p. 109-141, 2013.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção Formação pedagógica; v. 3). Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Trabalho-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
ORSO. Paulino José. O desafio da formação do educador na perspectiva do marxismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 58-73, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639895/7458. Acesso em: 19 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639895
Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Formação Humana Integral. 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT.Acesso em: jul. 2023.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SAVIANI, D.; Em defesa do projeto de Formação Humana Integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. E13666, mar. 2022. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13666
SAVIANI, D; DUARTE. N. Pedagogia histórico-crítica e a lita de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015.
SCIELO. Títulos de Trabalhos Científicos: Obrigado pela Informação Contida em seu Título. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/yGVr4FXgmyLGjPRRZnsGXqD/?format=pdf&lang=pt#:~:text=O%20t%C3%ADtulo%20tem%20uma%20fun%C3%A7%C3%A3o,criar%20um%20suporte%20ao%20texto. Acesso em: 26 jun. 2023.
SILVA, L. M; MELO, T. G. S.; NASCIMENTO, J. P. Ensino Médio integrado e práticas pedagógicas integradoras: Caminhos para a Formação Humana Integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 8, 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3560
SILVA, M. L. A da; RIBEIRO, J. M. P. R.; PEREIRA, R. dos S. Interface entre filosofia e pedagogia freiriana: contribuições para a Formação Humana Integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9897
SOUZA, F. das C. S; NUNES, A. O.; OLIVEIRA, M. A. O programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica e a Formação Humana Integral: análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11629
SOUZA, L. M; et, al.; Formar para o cuidado: a Formação Humana Integral e o ensino integrado em saúde na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 21, p. e12839, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12839
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.