A produção acadêmica sobre Formação Humana Integral na revista brasileira de educação profissional e tecnológica (2015 – 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15943

Palavras-chave:

Formação Humana Integral; Produção Acadêmica; Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica.

Resumo

Este estudo, de caráter qualitativo, objetivou compreender como a temática “Formação Humana Integral” vem sendo tratada na produção acadêmico-científica da Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica, por meio de pesquisa bibliográfica e análise da presença do termo referido nas publicações. As publicações ocorreram entre os anos de 2015 e 2022, com viés qualitativo predominante. Percebeu-se que os autores Dermeval Saviani e Marise Ramos foram os mais citados nos momentos de reflexão sobre Formação Humana Integral. No geral, percebe-se que essa temática, apesar de ser pilar nas discussões acerca da Educação Profissional Tecnológica, não é destacada com frequência nos títulos dos trabalhos publicados na referida revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Fernandes Cardoso, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

IFRN

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mãe de duas meninas. Graduada e Mestre em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Também possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na área de ensino. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no campus de Guarabira-PB. Ocupou o cargo de coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do mesmo instituto por dois anos. Também atuou como coordenadora do Curso Técnico em Contabilidade integrado ao Ensino Médio por um ano. Foi membro da Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Gestão Comercial do Enade 2018 e atuou enquanto coordenadora de pesquisa e inovação no mesmo campus. Participa da equipe editorial da Revista Gestão e Organizações (REGOR), é membro e fundadora do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), núcleo atuante no brejo paraibano desde 2015. Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão com vistas ao fortalecimento dos Empreendimentos de Economia Solidária. Também tem interesse em desenvolver pesquisa e extensão nas áreas de Educação, seja educação em espaços formais e não formais de ensino e formação docente.

José Mateus, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV), com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT) e o Núcleo de Pesquisa em Gestão Educacional.

Referências

ATLAN, Henri. A ciência é inumana: ensaio sobre a livre necessidade. Tradução Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2004.

CNPQ. Currículo Lattes Dermeval Saviani. 2022a. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/2205251281123354. Acesso em: 20 jun. 2023.

CNPQ. Currículo Lattes Marise Nogueira Ramos. 2022b. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/379686311190223. Acesso em: 20 jun. 2023.

CNPQ. Currículo Lattes Maria Ciavatta. 2022c. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/5368554854684382. Acesso em: 20 jun. 2023.

CNPQ. Currículo Lattes Gaudêncio Frigotto. 2022d. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4535332644982596.Acesso em: 20 jun. 2023.

CNPQ. Currículo Lattes Acácia Zeneida Kuenzer. 2022e. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/909903295908764. Acesso em: 20 jun. 2023.

CNPQ. Currículo Lattes Lucília Regina de Souza Machado. 2022f. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/0275888830144512. Acesso em: 20 jun. 2023.

DAMASCENA, E. A. Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018). 2020. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GRABOWSKI, G; KUENZER, A. Z. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22– 32, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/4983/1566>. Acesso em: 20 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.4983

JESUS, L. A. F.; SANTOS J. O.; SANTOS, L. C. P.; A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a Formação Humana Integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1 - 19 e11463, mar. 2022. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11463

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v.5, n.2, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MOURA, D. H. A formação docente para a educação profissional tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 01, 2008. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863. Acesso em: 05 jul. 2023.

MOURA, D. H. Mudanças na sociedade brasileira dos anos 2000 limitadas pela hegemonia do neoliberalismo: implicações para o trabalho e para a educação. [In]: MOURA, D. H. (Org) Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas-SP: Mercado de Letras, p. 109-141, 2013.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção Formação pedagógica; v. 3). Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Trabalho-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

ORSO. Paulino José. O desafio da formação do educador na perspectiva do marxismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 58-73, abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639895/7458. Acesso em: 19 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639895

Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Formação Humana Integral. 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT.Acesso em: jul. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SAVIANI, D.; Em defesa do projeto de Formação Humana Integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. E13666, mar. 2022. ISSN 2447-1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13666

SAVIANI, D; DUARTE. N. Pedagogia histórico-crítica e a lita de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015.

SCIELO. Títulos de Trabalhos Científicos: Obrigado pela Informação Contida em seu Título. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/yGVr4FXgmyLGjPRRZnsGXqD/?format=pdf&lang=pt#:~:text=O%20t%C3%ADtulo%20tem%20uma%20fun%C3%A7%C3%A3o,criar%20um%20suporte%20ao%20texto. Acesso em: 26 jun. 2023.

SILVA, L. M; MELO, T. G. S.; NASCIMENTO, J. P. Ensino Médio integrado e práticas pedagógicas integradoras: Caminhos para a Formação Humana Integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 8, 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3560

SILVA, M. L. A da; RIBEIRO, J. M. P. R.; PEREIRA, R. dos S. Interface entre filosofia e pedagogia freiriana: contribuições para a Formação Humana Integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9897

SOUZA, F. das C. S; NUNES, A. O.; OLIVEIRA, M. A. O programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica e a Formação Humana Integral: análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11629

SOUZA, L. M; et, al.; Formar para o cuidado: a Formação Humana Integral e o ensino integrado em saúde na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 21, p. e12839, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12839

Downloads

Publicado

27/11/2023

Como Citar

CARDOSO, Maria Auxiliadora Fernandes; LOSANO DE ABREU, Tatiana; DO NASCIMENTO, José Mateus. A produção acadêmica sobre Formação Humana Integral na revista brasileira de educação profissional e tecnológica (2015 – 2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15943, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15943. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15943. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.