Necessidades de educação permanente sobre medidas de proteção contra COVID-19 para Agentes Comunitários de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15456

Palavras-chave:

Higienização das mãos, Agente Comunitário de Saúde, Covid 19, Equipamento de Proteção Individual, Educação Continuada

Resumo

Trata-se de pesquisa aplicada, transversal, quantitativa, realizada com 133 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com objetivo de identificar as necessidades de educação permanente sobre medidas de proteção contra contaminação pelo SARS-CoV-2. Verificou-se falhas na utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com destaque não reutilizar máscara cirúrgica ou outro EPI descartável (45,6%). A higienização das mãos foi realizada de forma adequada por apenas 29,0% dos ACS. Fez-se necessário intervenção educativa por meio de oficina teórico-prática, buscando aprendizado significativo sobre medidas protetivas contra COVID-19 visando proteção da saúde do trabalhador, bem como dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Araújo Cunha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/ Curso de enfermagem

Enfermeira pela Universidade Federal do Tocantins.

Gislaine Aneanes da Silva, Universidade Federal do Tocantins ( UFT) / Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde ( PPGECS)

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde ( PPGECS)

Anita Coelho dos Santos Teixeira, Fundação Escola Saúde Pública de Palmas-TO e Tutora do Programa de Educação Permanente (PEP-APVS)

Psicologa. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional.

Pollyanna de Ulhôa Santos, Fundação Escola Saúde Pública de Palmas-TO / Tutora do Programa de Educação Permanente (PEP-APVS)

Odontologista. Mestre em Odontopediatria.

Quézia Catharinne Cavalcante de Melo, Fundação escola saúde pública de Palmas-TO / Coordenadora do Programa de Educação Permanente (PEP-APVS)

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde.

Silvely Tiemi Kojo Sousa, Fundação Escola Saúde Pública de Palmas-TO / Tutora do Programa de Educação Permanente (PEP-APVS)

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde.

Mirian Cristina dos Santos Almeida, Universidade Federal do Tocantins e Fundação Escola Saúde Pública de Palmas (TO)/Professora do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde na UFT. Tutora do Programa de Educação Permanente da FESP (PEP-APVS).

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Doutora em ciências. 

Referências

ALONSO, Carolina Maria do Carmo; BÉGUIN, Pascal Daniel; DUARTE, Francisco José de Castro Moura. Work of community health agents in the Family Health Strategy: meta-synthesis. Rev. saúde pública. v.52, n. 520, p. 14, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/143839

AZEVEDO NETO, Gerardo Teixeira. et al. Continuing education in healthcare as a strategy for occupational safety in the context of the COVID-19 pandemic: reflections on the role of community healthcare agents in construction of care. Rev. Bras Med. v. 19, n. 1, p. 107-113, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33986787/

BALLARD, Madeleine. et al. Prioritising the role of community health workers in the COVID-19 response. Rev. BMJ Global Health. v. 5, n. 6, p. 2550, 2020. Disponível em: https://gh.bmj.com/content/5/6/e002550

BERARDI, Alberto. et al. Hand sanitisers amid COVID-19: A critical review of alcohol-based products on the market and formulation approaches to respond to increasing demand. Int J Pharm. Rev. International Journal of Pharmaceutics. v.584, n.119431, p.1-14, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378517320304154?via%3Dihub#b0270

BRASIL/ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. Brasília: ANVISA, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/NT042020covid1908.09.2022paraoportal3.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/educacao_permanente_saude.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde; 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

BRASIL, Ministério da Saúde. Recomendações para adequação das ações dos agentes comunitários de saúde frente à atual situação epidemiológica referente ao covid-19. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/04/1095405/20200403_recomendacoes_acs_covid19_ver002_final_b.pdf

BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 13.595, DE 5 DE JANEIRO DE 2018. Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate

às Endemias. Brasília: Presidência da República; 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13595.htm

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 14.023, de 8 de Julho de 2020. Altera a Lei nº 13.979, de 6 de Fevereiro de 2020, para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília: Presidência da República; 2020. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14023.htm#

BRAUER, Michael. Et al. Global Access to Handwashing: Implications for COVID-19 Control in Low-Income Countries. Rev. Environ Health Perspect. v.128, n 5, p. 57005, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32438824/

CECCIM, Ricardo Burg; FERLA, Alcindo Antônio. Educação permanente em saúde. In: Pereira IB, Lima JCF. Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. Rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf

COSTA, Nilson do Rosário. et al. Agentes comunitários de saúde e a pandemia da COVID-19 nas favelas do Brasil. Rev. Observatório COVID-19 Fiocruz. p. 24, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/os_agentes_comunitarios_de_saude_e_a_pandemia_da_covid-19_nas_favelas_do_brasil.pdf

GOLIN, André P; CHOI, Dexter; GHAHARY, Aziz. Hand sanitizers: a review of ingredients, mechanisms of action, modes of delivery, and efficacy against coronaviruses. Am. J. Infection Control. v.48, n. 9, p. 1062-1067, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32565272

HAINES, Andy. et al. National UK programme of community health workers for Covid-19 response. The Lancet. v. 395, n. 10231, p. 1173-1175, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30735-2/fulltext

JEFFERSON, Tom. et al. Physical interventions to interrupt or reduce the spread of respiratory viruses. Cochrane Database of Systematic Reviews. v.1.Issue 1. Art. No.: CD006207, 2023. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD006207.pub6/full

MACIEL, Fernanda Beatriz Melo. et al. Agente comunitário de saúde: reflexões sobre o processo de trabalho em saúde em tempos de pandemia de COVID-19. Rev. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, n. 2, p. 4185-4195, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28102020

MÉLLO, Lívia Milena Barbosa De Deus e. et al. Agentes comunitárias de saúde: práticas, legitimidade e formação profissional em tempos de pandemia de COVID-19 no Brasil. Rev. Interface. v. 25, n. 1, p. 210306, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.210306

MOROSINI, Márcia Valéria. et al. Nota Técnica sobre trabalho seguro, proteção à saúde e direitos dos agentes comunitários de saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Rio de Janeiro: Observatório COVID-19-FIOCRUZ. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/42355/nota_tecnica_acs_poli.pdf;jsessionid=node0e4q4utin8hr717xef05c2bg6b662853.node0?sequence=2

NOGUEIRA, Mariana Lima. et al. 2º Boletim da Pesquisa Monitoramento da saúde e contribuições ao processo de trabalho e à formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde em tempos de COVID-19. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz. p. 41, 2020. Disponível em: https://acscovid19.fiocruz.br/boletim

OLIVEIRA, Wanderson Kleber.et al. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Rev. Epidemiol. Serv. Saúde. v.29, n.2, p.1-8, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/KYNSHRcc8MdQcZHgZzVChKd/

PEREIRA, Fernanda Maria Vieira; LAM, Simon Ching; GIR, Elucir. Cultural Adaptation and Reliability of the Compliance with Standard Precautions Scale (CSPS) for Nurses in Brazil. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. v.25, n. 2850, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.1204.2850

SANTOS, Áurea Candeias. Curso técnico de agente comunitário de saúde: a percepção dos ACS. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/12899/%c3%81urea_Santos_EPSJV_Mestrado_2015.pdf?sequence=2&isAllowed=y

SECCO, Ana Caroline. et al. Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários: um Projeto de Promoção de Saúde. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. v. 13, n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36298/gerais2020130108

SIMAS, Paloma Ribeiro Pires; PINTO, Isabela Cardoso de Matos. Trabalho em saúde: retrato dos agentes comunitários de saúde da região Nordeste do Brasil. Rev. Ciência & Saúde Coletiva. v.22, n. 6, p. 1865-1876, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.01532017

ŠKODOVÁ, Manuela. et al. Avaliação da qualidade da técnica de higiene das mãos em alunos de enfermagem e medicina em dois cursos de graduação. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. v.23, n. 4 p. 708-717, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/105678

SOARES, Amanda Kelly Teixeira. et al. A importância da paramentação e desparamentação seguras em infecções por aerossol, com foco à COVID-19: uma revisão da literatura. Rev. Acervo saúde. v.13, n. 6, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7786

TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza. et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Rev. Ciência & Saúde Coletiva. v.25, n. 5 p. 3465-3474, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.19562020

UFRGS/CONASEMS/Brasil-Ministério da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde/ Brasil- Ministério da Saúde. Projeto Saúde com Agente. 2022. Disponível em: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/

Downloads

Publicado

13/12/2024

Como Citar

CUNHA, Carla Araújo; SILVA, Gislaine Aneanes da; TEIXEIRA, Anita Coelho dos Santos; SANTOS, Pollyanna de Ulhôa; MELO, Quézia Catharinne Cavalcante de; SOUSA, Silvely Tiemi Kojo; ALMEIDA, Mirian Cristina dos Santos. Necessidades de educação permanente sobre medidas de proteção contra COVID-19 para Agentes Comunitários de Saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15456, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15456. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15456. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.