Educação Técnica na Pandemia
desafios, soluções e ações para lecionar a disciplina desenho técnico durante o período de ensino remoto no IFAP campus Macapá
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12697Palavras-chave:
Remote Learning, Technology, DesignResumo
Devido à pandemia ocasionada pela covid-19, as instituições de ensino precisaram adaptar suas praxes educacionais para a forma de ensino remoto. No Instituto Federal do Amapá, essas adaptações se deram por intermédio de instruções normativas que orientaram a forma como as aulas seriam ministradas. Os desafios se iniciaram em disciplinas técnicas de caráter prático, visto que os Institutos Federais (IFs) são instituições de ensino técnico e tecnológico profissionalizante e, possuem cursos com disciplinas essencialmente práticas, como as disciplinas de Desenho Técnico. Este trabalho teve como objetivo apresentar e analisar as metodologias utilizadas no ensino remoto da disciplina de desenho técnico aplicado aos cursos de Tecnologia em Alimentos. Como metodologia, nesta pesquisa de caráter exploratório, apresenta-se como as aulas foram desenvolvidas, as tecnologias utilizadas e por fim apresenta-se uma análise da coleta de dados feita via questionário virtual no google forms com os alunos da disciplina dos anos de 2020 e 2021, ressalta-se que a coleta de dados foi feita em caráter anônimo e voluntário após o final da disciplina.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto Nº 9.057/17. Brasília, DF, 25 maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015 2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 08 jun. 2021.
BRITO, Sávio Breno Pires; BRAGA, Isaque Oliveira; CUNHA, Carolina Coelho; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos ; TAKENAMI, Iukary ; Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século xxi. Vigilância Sanitária em Debate, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1103209. Acesso em: 08 jun. 2021
CHENG, Zhangkai J.; SHAN, Jing; 2019 Novel coronavirus: where we are and what we know. Infection v. 48 p. 155–163, 2020. Disponível em: https://alatorax.org/es/descargar/adjunto/142_Gjacfo_2019-novel-coronavirus-where-we-are-and-what-we-know.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021
DIAS, Érika, PINTO, Fátima Cunha Ferreira; Educação e Sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 27, n. 104, p. 449-454, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 11 jun. 2021
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 92p. MARQUES, Janaina Carneiro, CHISTÉ, Priscila de Souza; O ensino do desenho técnico mediado pela matemática, história da arquitetura e computação gráfica. XII Encontro Nacional de Matemática, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6965_3181_ID.pdf. Acesso em 11 jun. 2021
SILVA, Renildo Franco da; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem. v. 1 p 23-35, 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em 11 jun. 2021
SILVEIRA, Rosemeri Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mzxknTRyQvxGrsQbSNwXgHt/abstract/?lang=pt. Acesso em 11 jun. 2021
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S.L.], v. 12, n. 28, p. 20-41, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em 12 jun. 2021
MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A COVID-19: O REPENSAR DA CAPACITAÇÃO DOCENTE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1283. Acesso em: 12 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.