Educação Técnica na Pandemia

desafios, soluções e ações para lecionar a disciplina desenho técnico durante o período de ensino remoto no IFAP campus Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12697

Palavras-chave:

Remote Learning, Technology, Design

Resumo

Devido à pandemia ocasionada pela covid-19, as instituições de ensino precisaram adaptar suas praxes educacionais para a forma de ensino remoto. No Instituto Federal do Amapá, essas adaptações se deram por  intermédio de instruções normativas que  orientaram a forma como as aulas seriam ministradas. Os desafios se iniciaram em disciplinas técnicas de caráter prático, visto que os Institutos Federais (IFs) são instituições de ensino técnico e tecnológico profissionalizante e, possuem cursos com disciplinas essencialmente práticas, como as disciplinas de Desenho Técnico. Este trabalho teve como objetivo apresentar e analisar as metodologias utilizadas no ensino remoto da disciplina de desenho técnico aplicado aos cursos de Tecnologia em Alimentos. Como metodologia, nesta pesquisa de caráter exploratório, apresenta-se como as aulas foram desenvolvidas, as tecnologias utilizadas e por fim apresenta-se uma análise da coleta de dados feita via questionário virtual no google forms com os alunos da disciplina dos anos de 2020 e 2021, ressalta-se que a coleta de dados foi feita em caráter anônimo e voluntário após o final da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Cristina da Silva Costa, Instituto Federal do Amapá

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, Pós Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Amapá, Mestrado e Doutorado em Estruturas pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora D4 Nível 3 do Instituto Federal do Amapá, atuando como docente no Campus Macapá. 

Referências

BRASIL. Decreto Nº 9.057/17. Brasília, DF, 25 maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015 2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 08 jun. 2021.

BRITO, Sávio Breno Pires; BRAGA, Isaque Oliveira; CUNHA, Carolina Coelho; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos ; TAKENAMI, Iukary ; Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século xxi. Vigilância Sanitária em Debate, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1103209. Acesso em: 08 jun. 2021

CHENG, Zhangkai J.; SHAN, Jing; 2019 Novel coronavirus: where we are and what we know. Infection v. 48 p. 155–163, 2020. Disponível em: https://alatorax.org/es/descargar/adjunto/142_Gjacfo_2019-novel-coronavirus-where-we-are-and-what-we-know.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021

DIAS, Érika, PINTO, Fátima Cunha Ferreira; Educação e Sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 27, n. 104, p. 449-454, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 11 jun. 2021

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 92p. MARQUES, Janaina Carneiro, CHISTÉ, Priscila de Souza; O ensino do desenho técnico mediado pela matemática, história da arquitetura e computação gráfica. XII Encontro Nacional de Matemática, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6965_3181_ID.pdf. Acesso em 11 jun. 2021

SILVA, Renildo Franco da; CORREA, Emilce Sena. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem. v. 1 p 23-35, 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em 11 jun. 2021

SILVEIRA, Rosemeri Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mzxknTRyQvxGrsQbSNwXgHt/abstract/?lang=pt. Acesso em 11 jun. 2021

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S.L.], v. 12, n. 28, p. 20-41, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em 12 jun. 2021

MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. AS NOVAS TECNOLOGIAS E A COVID-19: O REPENSAR DA CAPACITAÇÃO DOCENTE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1283. Acesso em: 12 jun. 2021.

Downloads

Publicado

07/10/2024

Como Citar

COSTA, Natasha Cristina da Silva. Educação Técnica na Pandemia: desafios, soluções e ações para lecionar a disciplina desenho técnico durante o período de ensino remoto no IFAP campus Macapá. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e12697, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12697. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12697. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA