O lugar da ética na normalização dos trabalhos acadêmicos

uma análise dos discentes concluintes de cursos técnicos integrados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17404

Palavras-chave:

Normalização, Ética, Trabalhos acadêmicos, ABNT, Cursos técnicos integrados

Resumo

Artigo elaborado a partir de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo objetivo foi identificar o nível de conhecimento e/ou aplicabilidade que concluintes dos cursos técnicos nível médio na modalidade integrada tinham sobre as Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e teve como sujeitos da pesquisa discentes concluintes do ensino médio integrado dos cursos técnicos em Informática e Produção de Moda do CEFET-MG, campus Divinópolis. Os resultados evidenciaram que é possível o uso e a aplicabilidade das Normas como sendo caminho para a ética e a responsabilidade na produção e publicação dos trabalhos acadêmicos produzidos durante ou ao final do curso.

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Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos, CEFET-MG

professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Divinópolis, atuando em cursos técnicos de nível médio, na educação de nível superior e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui graduação em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e suas Tecnologias, atuando como professor e pesquisador principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e leitura literária; análise de livros e manuais didáticos para o ensino de Português língua materna e estrangeira; formação de professores, didática, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem no ensino médio e no superior; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de leitores em contextos escolares (nível médio e superior) e não escolares.

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Publicado

11/12/2024

Como Citar

CARDOSO, Maria de Lourdes; DOS SANTOS, Rodrigo Alves. O lugar da ética na normalização dos trabalhos acadêmicos: uma análise dos discentes concluintes de cursos técnicos integrados . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17404, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17404. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17404. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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