UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3564

Palavras-chave:

cursos técnicos, radiologia, práticas pedagógicas, perfil docente

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento preliminar das reflexões sobre o perfil dos docentes e de suas práticas pedagógicas nos cursos técnicos em radiologia. Do surgimento dos cursos para habilitação do operador de raios X, em 1957, à regulamentação profissional, em 1985, os cursos técnicos expandiram-se sobremaneira. A procura por docentes aumentou, e os programas de licenciatura não foram capazes de suprir a demanda. Diante disso, a experiência em serviço tornou-se o único requisito à prática docente. É nesse contexto que se insere o trabalho docente nos cursos técnicos em radiologia. Quais os atributos relevantes para uma educação que valorize a formação integral do trabalhador? Como conceber uma prática pedagógica consciente dos aspectos sócio-históricos do trabalho que tenha o aporte teórico-metodológico necessário à uma prática mais crítica na educação profissional?

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Biografia do Autor

Raphael de Oliveira Santos, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Possui graduação de Tecnologia em Radiologia pela Universidade Estácio de Sá (2011), pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2012) e especialização técnica em Proteção Radiológica para Ambientes de Saúde pela EPSJV/Fiocruz (2013). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde (PPGEPS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), atua como coordenador técnico e como professor em cursos técnicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação profissional, atuando nos seguintes temas: equipamentos de radiodiagnóstico, física radiológica, biossegurança e proteção radiológica.

Sergio Ricardo de Oliveira, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Possui Graduação em Física, titulado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências (Área de concentração Radiologia) pelo Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências (Ensino em Biociências e Saúde) pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Física e Física Médica, com ênfase em Proteção Radiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade, Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear, Programa de Garantia da Qualidade e Proteção Radiológica. Atualmente trabalha no Laboratório de Educação Profissional em Manutenção de Equipamentos de Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (LABMAN/EPSJV/FIOCRUZ) como coordenador dos cursos de especialização em Radioproteção e de habilitação técnica em Radiologia.

Referências

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

SANTOS, Raphael de Oliveira; OLIVEIRA, Sergio Ricardo de. UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 56–65, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3564. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3564. Acesso em: 20 abr. 2024.

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