As práticas pedagógicas em saúde na educação profissional

reflexões introdutórias sobre o estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15506

Palavras-chave:

Educação Profissional, Estado da Arte, Práticas Pedagógicas, Saúde

Resumo

Este estudo teve como tema as Práticas Pedagógicas em Saúde na Educação Profissional (EP), visando apresentar um estado da arte acerca do tema. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória, tendo como corpus as dissertações e teses publicadas entre 2012 e 2022 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, utilizando os descritores educação profissional, práticas pedagógicas e saúde, nos campos Título e Resumo. Como resultado, não foram identificados trabalhos que apresentassem o tema deste estudo como objeto de pesquisa, o que permitiu evidenciar a necessidade de estudos que desvelem práticas dessa natureza na EP.

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Biografia do Autor

Ana Kamily de Souza Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Mestra em Educação Profissional pelo IFRN (2021). Especialista em Ensino de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009) e em Exercício Físico Aplicado à reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (2008). Possui licenciatura plena em Educação Física pela UFRN (2007). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e pesquisadora do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq)

Avelino Aldo de Lima Neto, IFRN

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela UFRN. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGED/UFRN). Sócio da ANPEd e da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Foi professor visitante na Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (França). É vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq), grupo no qual desenvolve pesquisas acerca das relações entre Filosofia e Educação, especialmente sobre os seguintes temas: biopolítica; sofrimento e vulnerabilidade; corpo e subjetividade; estética e educação. No presente momento, coordena pesquisa com fomento da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 (Faixa B - Grupos Consolidados) acerca das experiências de sofrimento na Educação Profissional e Tecnológica em perspectiva comparada (Brasil, Argentina e França).

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Publicado

06/08/2024

Como Citar

SAMPAIO, Ana Kamily de Souza; LIMA NETO, Avelino Aldo de. As práticas pedagógicas em saúde na educação profissional: reflexões introdutórias sobre o estado da arte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15506, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15506. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15506. Acesso em: 14 out. 2024.

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