As práticas pedagógicas em saúde na educação profissional
reflexões introdutórias sobre o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15506Palavras-chave:
Educação Profissional, Estado da Arte, Práticas Pedagógicas, SaúdeResumo
Este estudo teve como tema as Práticas Pedagógicas em Saúde na Educação Profissional (EP), visando apresentar um estado da arte acerca do tema. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória, tendo como corpus as dissertações e teses publicadas entre 2012 e 2022 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, utilizando os descritores educação profissional, práticas pedagógicas e saúde, nos campos Título e Resumo. Como resultado, não foram identificados trabalhos que apresentassem o tema deste estudo como objeto de pesquisa, o que permitiu evidenciar a necessidade de estudos que desvelem práticas dessa natureza na EP.
Downloads
Referências
ALVES, Márcia Valéria. Concepções pedagógicas na formação do profissional técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual de Saúde-FAETEC. 2022, 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53430#collapseExample. Acesso em: 3 abr. 2023.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e Ensino Integrado. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 36., 2013, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia, 2013. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt09_3041_texto.pdf. Acesso em: 5 jun. 2019.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 5 jun. 2019.
CALAÇA, Allana Resende Pimentel. Processo avaliativo nas atividades práticas supervisionadas em saúde: a subjetividade em foco. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/44854/1/2022_AllanaResendePimentelCala%c3%a7a.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
CALLAS, Danielle Girotti. A constituição da profissionalidade e os saberes docentes na educação profissional de nível técnico das áreas de Saúde e Bem-estar. 2015. 205 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/16196/1/Danielle%20Girotti%20Callas.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
CANUTO, Ondina Maria Chagas. A abordagem por competência nos currículos de formação profissional técnica na área de saúde. 2012. 269f. – Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7610/1/2012-TESE-OMCCANUTO.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio;
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.
DIJK, Wieteke Van; MEINDERS, Marjan J.; TANKE, Marit A. C.; WESTERT, Gert P.; JEURISSEN, Patrick P. T. Medicalization Defined in Empirical Contexts – A Scoping Review. International Journal Health Policy and Management, v. 9, n. 8, p. 327–334, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7500387/pdf/ijhpm-9-327.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.
DRUTEN, Vera Van et. al. Concepts of health in different contexts: a scoping review. BMC Health Services Research, v. 22, n. 389, 2022.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2019.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, volume VII: Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FROMM, Erich. Conceito Marxista do Homem. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 6Vs.
GRANVILE, Nilton Cesar. Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. 2015. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06052016-182737/publico/NILTONCESARGRANVILE.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
GUARIDO, Renata; VOLTOLINI, Rinaldo. O que não tem remédio, remediado está? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 239-263, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/J5KmmZvQkNS9TbSKcLmp3yL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2019.
HADDAD, Sérgio. O estado da arte das pesquisas em educação de jovens e adultos no Brasil: a produção discente da pós-graduação em educação no período 1986-1998. São Paulo: Ação Educativa, 2000.
KACZMAREK, Emilia. How to distinguish medicalization from over-medicalization? Medicine, Health Care and Philosophy, v. 22, p. 119-128, 2019. Disponível em: file:///D:/OneDrive%20-%20Instituto%20Federal%20do%20Rio%20Grande%20do%20Norte/PPGEP/Tese/Refer%C3%AAncias/1.%20Introdu%C3%A7%C3%A3o/Medicaliza%C3%A7%C3%A3o/s11019-018-9850-1.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.
KARIMI, Milad; BRAZIER, John. Health, Health-Related Quality of Life, and Quality of Life: What is the Difference? Pharmacoeconomics, v. 34, n. 7, p. 645-649, 2016.
KUENZER, Acácia Zeneida. O Ensino Médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: Superando a Década Perdida? Educação Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/V3FQ7X6WwDB3vxLFRsy4Qmc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2019.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez, 1989.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In: MACHADO, Lucília Regina de Souza; NEVES, Magda de Almeida; FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho e Educação. Campinas: Papirus, 1992, p. 9-23.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco, 2016.
MARINHO, Vitor. Consenso e conflito: Educação Física brasileira. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
MARX, Karl. Instruções para os delegados do Conselho Central Provisório: as diferentes questões. Lisboa: Avante Edições, 1982.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MENEU, Ricard. Life medicalization and the recent appearance of “pharmaceuticalization”. Farmacia Hospitalaria, vol. 42, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3659/365962269008/365962269008.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.
MINUSSI, Sandro Gindri; MOURA, Augusto Albuquerque; JARDIM, Mateus Lovato Gomes; RAVASIO, Marcele Homrich. Considerações sobre Estado da Arte, Levantamento Bibliográfico e Pesquisa Bibliográfica: relações e limites. Revista Gestão Universitária, v. 9, 2018. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/consideracoes-sobre-estado-da-arte-levantamento-bibliografico-e-pesquisa-bibliografica-relacoes-e-limites. Acesso em: 5 jun. 2019.
MINUZZI, Evelize Dorneles. Prática profissional integrada ao ensino médio integrado do IFFar: balanços e perspectivas. 2022. 233 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/26552/TES_PPGQVS_2022_MINUZZI_EVELIZE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2023.
MOURA, Dante Henrique (org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2013.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos (Natal), v.2, Ano. 23, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11/110. Acesso em: 5 jun. 2019.
MOURA, Dante Henrique. Educação Profissional: Desafios teóricos-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, 2016.
MOURA, Dante Henrique; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; RAMOS, Marise Nogueira. Educação Profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília: Ministério da educação, 2007.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite e SILVA, Monica Ribeiro da. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol. 20, n. 63, p.1057-1080, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2019.
NOGUEIRA, Teresinha Clarete Testoni. Educação profissional: reflexões sobre o processo de avaliação educacional na ETSUS Blumenau – Dr. Luiz Eduardo Caminha. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34267#collapseExample. Acesso em: 3 abr. 2023.
PIOVESAN, Josiane Bertoldo. Percurso formativo de docentes atuantes em um curso técnico: tecituras e caminhos percorridos no desenvolvimento profissional do professor técnico. 2020. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/21068/DIS_PPGEPT_2020_PIOVESAN_JOSIANE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2023.
RAMOS, Marise Nogueira. Concepções e práticas pedagógicas nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, p. 153-173, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/7zC5Qp5SVbdj8ZQY9j34nHr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre Educação Profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline (org.). Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-57.
RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria;
RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paul: Cortez, 2005. p. 106-127.
SAMPAIO, Ana Kamily de Souza. “Espelho, espelho meu”: um olhar sobre as práticas pedagógicas de educação física a partir da imagem corporal de estudantes do ensino médio integrado. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2127. Acesso em: 3 abr. 2023.
SANTOS, Lauriana Medeiros Costa. Conhecimento pedagógico do conteúdo de docentes da educação profissional de nível técnico em enfermagem. 2015. 201f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158854. Acesso em: 3 abr. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 19. ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Suzel Lima da. História oral de vida de professores da área da saúde de cursos particulares de nível técnico de Santa Maria/RS. 2021. 298 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22752/DIS_PPGEPT_2021_SILVA_SUZEL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2023.
SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e. Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor. 2018. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25679. Acesso em: 3 abr. 2023.
SOUZA, Larissa Maia de. Formar para o cuidado: a formação humana integral das mulheres no curso técnico em enfermagem da Escola de Saúde da UFRN. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
VELTRI, Marcos. Currículo do Curso Técnico em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: integração ensino e serviço no Sistema Único de Saúde. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21991. Acesso em: 3 abr. 2023.
WELCH, Gilbert; SCHWARTZ, Lisa; WOLOSHIN, Steven. O que está nos deixando doentes é uma epidemia de diagnósticos. Jornal do Cremesp, São Paulo, p. 12, fev. 2008. Disponível em: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=954. Acesso em: 5 jun. 2019.
ZORZANELLI, Rafaela Teixeira; CRUZ, Murilo Galvão Amancio. O conceito de medicalização em Michel Foucault na década de 1970. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, vol. 22, n. 66, jul./set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300721. Acesso em: 5 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.