Formação ética nos projetos dos cursos de Formação Pedagógica dos Institutos Federais
algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17782Palavras-chave:
Eética, Educação profissional e tecnologógica, Projetos PedagógicosResumo
O presente estudo de caráter documental e de cunho qualitativo teve como objetivo analisar a questão da formação ética nos projetos dos cursos de Formação Pedagógica para graduados não licenciados, ofertados por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias (IFs). Para tanto, foram selecionados cinco Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Formação Pedagógica, considerando um projeto de cada região brasileira. Os aportes teóricos consideraram sobretudo as contribuições de Pinto (2005) e Freire (1996). Os resultados apontam que os projetos dos cursos analisados contemplam a dimensão ética em seus objetivos e princípios pedagógicos, o que é fundamental na oferta de uma educação profissional e tecnológica de qualidade socialmente referendada.
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