Formação ética nos projetos dos cursos de Formação Pedagógica dos Institutos Federais

algumas considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17782

Palavras-chave:

Eética, Educação profissional e tecnologógica, Projetos Pedagógicos

Resumo

O presente estudo de caráter documental e de cunho qualitativo teve como objetivo analisar a questão da formação ética nos projetos dos cursos de Formação Pedagógica para graduados não licenciados, ofertados por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias (IFs). Para tanto, foram selecionados cinco Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Formação Pedagógica, considerando um projeto de cada região brasileira. Os aportes teóricos consideraram sobretudo as contribuições de Pinto (2005) e Freire (1996). Os resultados apontam que os projetos dos cursos analisados contemplam a dimensão ética em seus objetivos e princípios pedagógicos, o que é fundamental na oferta de uma educação profissional e tecnológica de qualidade socialmente referendada.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Lopes, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. 

Fabio Franzon, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutorando em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Erenice Reis Santos, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Servidora pública da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

LOPES, LUIS FERNANDO; FRANZON, Fabio; SANTOS, Erenice Reis. Formação ética nos projetos dos cursos de Formação Pedagógica dos Institutos Federais: algumas considerações. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17782, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17782. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17782. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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