Servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais um estudo da produção científica no Brasil nos últimos anos (2017-2022)

a study of scientific production in Brazil in recent years (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16160

Palavras-chave:

Servidores Técnico-Administrativos em Educação, Institutos Federais, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no período de 2017 a 2022. O estudo, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte, teve como resultado o indicativo de que os servidores TAEs, mesmo preocupados com o desenvolvimento da sua carreira profissional, possuem relação direta ou indireta nas atividades de ensino. Por isso, esses servidores precisam entender os objetivos da Instituição em que estão inseridos, podendo, assim, contribuir de maneira mais eficaz na formação humana dos discentes. Destacamos a necessidade de estudos sobre o tema, principalmente sobre a relação direta entre o servidor TAE e sua importância no desenvolvimento do Ensino Médio Integrado.

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Biografia do Autor

Virgínia Santos de Holanda Vieira, IFPE

IFPE

Andreza Maria de Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE - campus Olinda. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo a Pesquisadores do IFPE (2019-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq).

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Publicado

02/09/2024

Como Citar

SANTOS DE HOLANDA VIEIRA, Virgínia; MARIA DE LIMA , Andreza. Servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais um estudo da produção científica no Brasil nos últimos anos (2017-2022): a study of scientific production in Brazil in recent years (2017-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e16160, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.16160. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16160. Acesso em: 14 out. 2024.

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Seção

ARTIGOS

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