Servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais um estudo da produção científica no Brasil nos últimos anos (2017-2022)

a study of scientific production in Brazil in recent years (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16160

Palavras-chave:

Servidores Técnico-Administrativos em Educação, Institutos Federais, Estado da Arte

Resumo

Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no período de 2017 a 2022. O estudo, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte, teve como resultado o indicativo de que os servidores TAEs, mesmo preocupados com o desenvolvimento da sua carreira profissional, possuem relação direta ou indireta nas atividades de ensino. Por isso, esses servidores precisam entender os objetivos da Instituição em que estão inseridos, podendo, assim, contribuir de maneira mais eficaz na formação humana dos discentes. Destacamos a necessidade de estudos sobre o tema, principalmente sobre a relação direta entre o servidor TAE e sua importância no desenvolvimento do Ensino Médio Integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Santos de Holanda Vieira, IFPE

IFPE

Andreza Maria de Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE - campus Olinda. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo a Pesquisadores do IFPE (2019-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq).

Referências

ARAÚJO, E. M. Educação e criticidade: uma análise sobre a percepção teórica a partir dos projetos pedagógicos institucionais dos Institutos Federais de Educação do Nordeste. 2022. 54 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará,Fortaleza, 2022.

Bazana, P. L. (2022). Percepção dos TAEs sobre a concepção pedagógica nos Institutos Federais (Dissertação de mestrado profissional). Universidade Federal de Santa Catarina.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 42 p. 1977

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERTONI, L.M; GALINKIN, A. L. Teoria e métodos em representações sociais. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, p. 101-122, 2017.

BRASIL. Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 Dez. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm.

BRASIL. Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano e Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 Jan. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.

Calazans, L. S. (2020). Valorização profissional dos servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais (Dissertação de mestrado acadêmico). Universidade Federal de São Carlos.

Castelotti, E. C. (2021). Política de formação técnica e acadêmica dos servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais (Dissertação de mestrado acadêmico). Universidade Estadual de Campinas.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A" era das diretrizes": a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 11-37, 2012.

CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p.187-205, jan. /abr., 2014.

DELLA FONTE, S. S . Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 6-19, 2018. DOI: 10.36524/profept.v2i2.383. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs). Ensino médio integrado: concepções contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FURTADO, E. de O. C.; MACHADO, A. F. da V.; SOUSA, H. N. de. A importância dos técnico-administrativos em educação do Campus Rio Pomba do IF SUDESTE MG na consolidação do ensino médio integrado através da gestão democrática-participativa. e-Mosaicos, [S.l.], v. 9, n. 21, p. 93-106, jul. 2020. ISSN 2316-9303. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46442.

Furtado, E. de O. C. Técnico-administrativos em Educação dos Institutos Federais: suas percepções sobre o ensino médio integrado, demais objetivos institucionais e a formação do aluno. 2020. 117 p. Dissertação (Mestrado Profissional). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Rio-Pomba. 2020.

Furtado, R. S. (2020). Percepções dos TAEs sobre o Ensino Médio Integrado e os objetivos dos Institutos Federais (Dissertação de mestrado profissional). Universidade Federal de São João del-Rei.

GRAMSCI, A. Caderno 12. IN: Cadernos do Cárcere. Vol 2 (Os intelectuais. o princípio educativo. jornalismo.) Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Co edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Jardim, S. M. (2020). Contribuições dos servidores técnico-administrativos em educação para a formação omnilateral dos discentes (Dissertação de mestrado profissional). Instituto Federal da Bahia.

JODELET D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Soc. Estado. 2009;24(3):679-712. http://dx.doi. org/10.1590/S0102-69922009000300004

KUENZER, A. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011/2020. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010.

KUENZER, A.Z; GRABOWSKY, G. Educação profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p.297- 318, jan./jun. 2006.

LEÃO, R. F. Organização e valorização dos funcionários. Cenário Atual e Desafios. In Revista Retrato da Escola, Brasília, v.3, n.5, p.313-323, jul./dez. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/25-735-1-PB.pdf.

LIMA, V. R. A. et al. Estado da arte sobre o uso de resíduos de rochas ornamentais na construção civil. Revista Matéria, v. 25, n. 3, e12836, 2020

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2010.

MOURA. D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, 2008.

MOURA, D. H. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. 2012

MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na educação profissional [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 3).

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 63 out.-dez. 2015

OLIVEIRA, R. de. Por uma educação profissional democrática e emancipatória. In: Jovens, Ensino Médio e educação profissional: políticas públicas em debate (Org.). 1ª reimp. - Campinas, SP: Papirus, 2014. (p. 83-106)

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. Natal: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, 2007.

Paislandim, I. F.. O Instituto Federal de Goiás (IFG) de 1999 a 2014: narrativas dos servidores técnico-administrativos. 2017. 182 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2017.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. In. O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: concepções e construções a partir da implantação na Rede Pública estadual do Paraná. Curitiba, SEED-PR, 2008.

Reis, G.B. dos. Desvendando o ser técnico-administrativo nos Institutos Federais: uma proposta de jogo político- dialógico. 2020. 234 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2020.

ROSSKOPF, D. H. O servidor técnico administrativo em educação: um estudo de caso sobre autorreconhecimento profissional no IFSUL - Câmpus Camaquã. 133 p. Dissertação de Mestrado em Educação - Instituto Federal de Educação Sul-Riograndense, Charqueadas, 2020.

SANCEVERINO, A. R.. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, p. 455–475, abr. 2016

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências, v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 286–293, 2015. DOI: 10.9771/gmed.v7i1.13575. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575.

Schuch, E. V. Trabalho do Técnico Administrativo do IFSUL Campus Avançado Jaguarão na educação profissional e tecnológica: uma ação formativa. 2020. 249 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Charqueadas. Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Charqueadas, 2020.

SOUZA, T. F. O. de. Legislação aplicada à Educação Profissional: Formação sobre o Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação do Colégio Pedro II. 2021. 124p. Dissertação de Mestrado em Educação. Colégio Pedro II. Mesquita.202.

Wolniewicz, E. B. B. A Construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: saindo dos bastidores da Educação Profissional e Tecnológica. 2019. 240 p. Dissertação (Mestrado). Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2019.

Downloads

Publicado

02/09/2024

Como Citar

SANTOS DE HOLANDA VIEIRA, Virgínia; MARIA DE LIMA , Andreza. Servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais um estudo da produção científica no Brasil nos últimos anos (2017-2022): a study of scientific production in Brazil in recent years (2017-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e16160, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.16160. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16160. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.