O olhar do agente comunitário de saúde para a sua formação profissional

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14071

Resumo

O presente estudo buscou identificar os diferentes processos formativos que compõem o saber dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Foram analisados dados colhidos em 2016, por meio do Projeto Saberes. Foram entrevistados 20 ACS, das cinco regiões brasileiras. A análise do conteúdo das falas deu origem à categoria “o saber acumulado do ACS”. Os resultados apontam que, o ACS, passou por processos formativos voltados para a prática profissional. Cursos curtos sobre temas associados à prática foram citados, especialmente direcionados às linhas de cuidado de saúde. É possível concluir que, apesar do ACS apresentar e reconhecer a importância dos processos formativos, está muito presente em seu discurso, a valorização do conhecimento adquirido, de modo empírico, no dia a dia de trabalho.

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Biografia do Autor

Monique Nunes Fiuza Dias, ENSP/FIOCRUZ

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pós-Graduada nos moldes de residência do Curso de Enfermagem em Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação em Saúde pelo curso de Mestrado Profissional da Escola Politécnica Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/EPSJV). Doutora em Saúde Pública pelo curso de Doutorado Acadêmico da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ).

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Publicado

07/10/2024

Como Citar

NUNES FIUZA DIAS, Monique. O olhar do agente comunitário de saúde para a sua formação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e14071, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14071. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14071. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS