Inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.11763

Palavras-chave:

Surdos, Material Didático, HTML, Inclusão.

Resumo

Esta pesquisa teve como proposta realizar um estudo de caso sobre os benefícios do uso de um vídeo com conteúdo introdutório acerca da linguagem HTML, elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, com o objetivo de avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados aos docentes e entrevista com alunos surdos. Os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados obtidos demonstraram que as técnicas visuoespaciais da pedagogia visual empregadas no vídeo, trouxeram como contribuição ao desenvolvimento da aprendizagem e da autonomia por parte do estudante surdo.

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Biografia do Autor

Keller Batista de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Atualmente é técnico-administrativo do Instituto Federal de São Paulo, atuando como Assistente de Alunos. É mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo e desenvolve pesquisa sobre a inclusão de surdos no ensino profissional e tecnológico.

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Ensino de Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em Física (Licenciatura) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2005). Desde 2008 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

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Publicado

02/10/2024

Como Citar

SOUZA, Keller Batista de; RIAMA COELHO GOUVEIA. Inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e11763, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.11763. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11763. Acesso em: 5 nov. 2024.

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