Livro-jogo interativo para o ensino interdisciplinar de programação no ensino técnico integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11513

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Programação, Material didático, Livro-jogo, Interdisciplinaridade

Resumo

A disciplina de programação é fundamental para os cursos técnicos de informática. Contudo, ela apresenta alto índice de retenção e evasão escolar, fatores relacionados ao alto nível de abstração e raciocínio lógico exigidos. Visando alcançar o aprendizado, a contextualização do ensino proposta do storytelling se mostra promissora. Propõe-se o uso de um material didático no formato de livro-jogo, com narrativa interativa intercalada ao ensino de programação contextualizado a uma história, primando pelo caráter interdisciplinar ao abordar os conceitos de Utilitarismo e de Mais-Valia Absoluta. O método foi avaliado por estudantes do nível técnico integrado e os resultados sugerem que ele apresenta potencial para o ensino de programação, além de aproximá-la das demais áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Daniel Conrado, IFMG campus Sabará

Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFMG campus Sabará, área de Informática e Comunicação

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

DRUMOND, Luiz Guilherme Hilel; CONRADO, Daniel; PEREIRA, Cláudio Alves. Livro-jogo interativo para o ensino interdisciplinar de programação no ensino técnico integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11513, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11513. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11513. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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