Livro-jogo interativo para o ensino interdisciplinar de programação no ensino técnico integrado
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11513Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Programação, Material didático, Livro-jogo, InterdisciplinaridadeResumo
A disciplina de programação é fundamental para os cursos técnicos de informática. Contudo, ela apresenta alto índice de retenção e evasão escolar, fatores relacionados ao alto nível de abstração e raciocínio lógico exigidos. Visando alcançar o aprendizado, a contextualização do ensino proposta do storytelling se mostra promissora. Propõe-se o uso de um material didático no formato de livro-jogo, com narrativa interativa intercalada ao ensino de programação contextualizado a uma história, primando pelo caráter interdisciplinar ao abordar os conceitos de Utilitarismo e de Mais-Valia Absoluta. O método foi avaliado por estudantes do nível técnico integrado e os resultados sugerem que ele apresenta potencial para o ensino de programação, além de aproximá-la das demais áreas do conhecimento.
Downloads
Referências
ASCENCIO, A., CAMPOS, A. Fundamentos Da Programação De Computadores. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
BERTOLIN, Julio Cesar; BOHRZ, Rafaela. Diálogo, contextualização do saber e autonomia em Paulo Freire e a semipresencialidade na Educação Superior. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 66, p. 1436, 2020.
BOLZAN, Regina de Fátima Fructuoso de Andrade. O aprendizado na internet utilizando estratégias de Roleplaying Game (RPG). 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)–Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Santa Catarina, 2003.
CARVALHO, Wellington Tatagiba De. Uso de uma Aventura-Solo como Ferramenta Didática para o Ensino de Análise Combinatória. 2011.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2011.
FRANÇA, Rozelma; TEDESCO, Patrícia. Sertão.Bit: Um livro-jogo de difusão do pensamento computacional. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 278, nov. 2019.
FRANCO, David Silva; FERRAZ, Deise Luiza da Silva. Uberização do trabalho e acumulação capitalista. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, p. 844-856, ago. 2019.
GODOY, Vinícius. Programação Orientada a Objetos I. 1. ed. São Paulo: IESDE Brasil, 2019.
GRANDO, Anita; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. Renote, v. 6, n. 1, 2008.
LIMA, Igor Felipe G.; CARVALHO DE MELO, Matheus; DA SILVA, Wellington Eugênio; PONTUAL FALCÃO, Taciana. Interdisciplinaridade e IHC: Possibilidades no Contexto da Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18., 2019, Vitória. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 82-87.
MASON, Paul; CARPENTER, Richard. A Espada do Templário. Rio de Janeiro: Ediouro, 1993.
PASSERINO, Liliana Maria. Avaliação de jogos educativos computadorizados. In: TALLER INTERNACIONAL DE SOFTWARE EDUCATIVO 98 – TISE’ 98, 1998, Santiago, Chile. Anais… Santiago: [s.n.], 1998. Disponível em: <http://www.c5.cl/tise98/html/trabajos/jogosed/>. Acesso em: 11 ago 2020.
SILVA, Francisco Hermes Santos Da; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. A CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA QUESTÃO DE CONTEXTO. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais… Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004.
SILVA, Pedro Panhoca. O livro-jogo e suas séries fundadoras. 2019. 327 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–UNESP, Assis, 2019.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 36. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.