A evolução do ensino técnico agrícola no brasil

avanços ou permanências?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11286

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Instituto Federal, Ensino Técnico Agropecuária

Resumo

A história da educação de nível médio no Brasil é marcada pela dualidade entre a oferta de ensino médio profissionalizante aos trabalhadores e a oferta do ensino médio regular para as classes mais ricas. O Decreto nº 5.154/2004, fomentou a discussão sobre a necessária formação omnilateral do sujeito estudante e a criação da rede de instituições de ensino tem como meta a pretendida formação. O foco deste artigo é a análise do Curso Técnico Agrícola modalidade integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia campus Bambuí. O estudo aponta que, embora tenham sido identificadas atividades integradoras, estas têm ficado limitadas a atividades pontuais e que, de fato, não alcançam a formação omnilateral pretendida pela política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Manoel Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS campus BAMBUÍ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/IFMG CAMPUS BAMBUÍ

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.154, em 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República [2004]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm#:~:text=Regulamenta%20o%20%C2%A7%202%C2%BA%20do,nacional%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias, acesso em 07 de agosto de 2020

BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República [1961]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em 07 de agosto de 2020.

BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases para o ensino do 1º e 2º graus. Brasília, DF: Presidência da República [1971]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em 07 de agosto de 2020.

BRASIL. Parecer nº 16 de 05 de outubro de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio [1999]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf, acesso em 10 de setembro de 2020.

FILHO, Daniel Martins Neiva. VASCONCELLOS, Carlos Alexandre Bastos de. SOUZA, Rodrigo Otavio Lopes de Souza. Políticas públicas em educação profissional tecnológica: um foco na formação do curso técnico de nível médio em meteorologia do cefet/rj (2000-2009). Holos, Rio Grande do Norte: IFRN; Vol.8. 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2609/1330, acesso em 20 de agosto de 2020

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, Ano 31, Vol. 4. 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188

IFMG. Campus Bambuí: 45 anos de história. Viaje no tempo com a gente! Disponível em: http://www3.ifmg.edu.br/index.php/10-reportagens-especiais/2923-campus-bambui-mais-de-45-anos-de-historia-viaje-no-tempo-com-a-gente.html. Acesso em 18 de junho de 2020

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IFBAIANO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFBaiano campus Santa Inês. [Santa Inês: IFBA], 2016. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/santaines/files/2020/09/PPC-Agropecu%C3%A1ria-Alterado.pdf, acesso em 14 de setembro de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE. IFC Araquari realiza 5ª edição do Projeto Integrador. [Araquari: IFC], 2019. Disponível em: https://noticias.araquari.ifc.edu.br/ifc-araquari-realiza-5a-edicao-do-projeto-integrador, acesso em 16 de setembro de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária. [Araquari: IFC], 2018. Disponível em: http://agropecuaria.araquari.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/17/2018/06/ppc_agropecuaria_maio2018.pdf, acesso em 16 de setembro de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Integrador. [Apodi: IFRN], 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/apodi/noticias/alunos-do-curso-tecnico-integrado-em-agropecuaria-realizam-entrevistas-com-produtores-rurais-da-cidade-de-caraubas. 2018, acesso em 16 de setembro de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária na forma Integrada, presencial. [Apodi: IFRN], 2018. Disponível em: file:///C:/Users/carlo/Downloads/40%20-%20Curso%20Tecnico%20em%20Agropecuaria%202014%20(4).pdf. 2014, acesso em 16 de setembro de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária. [Rolante: IFRS], 2017. Disponível em: https://ifrs.edu.br/rolante/wp-content/uploads/sites/14/2020/02/PPC_Agropecu%C3%A1ria_Integrado_Rolante.pdf, acesso em 16 de setembro de 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf, acesso em 17 de junho de 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Currículos mínimos de 2º grau das habilitações profissionais; saúde. Brasília, MEC; Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, 1989. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me002799.pdf, acesso em 10 de agosto de 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições da Rede Federal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes, acesso em 17 de setembro de 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB nº 6/2012, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em 20 de agosto de 2020.

MORAES, Atila Alixandre de. DIEMER, Odair. Bases históricas da criação dos cursos técnicos integrado ao ensino médio no Brasil. História da Ciência e Ensino, São Paulo: PUC; Vol 20.2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44863, acesso em 20 de agosto de 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp238-247

MOURA, Dante, Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. Holos, Rio Grande do Norte: IFRN; Vol.2. 2007. disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549273001, acesso em 10 de setembro de 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

PACHECO, Eliezer. Perspectivas da educação Profissional técnica de nível médio – Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, 2012: Editora Moderna. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Perspectivas-da-EPT.pdf, acesso em 20 de agosto de 2020.

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica. Porto Alegre: Artmed, 1997.

RAMOS, Marise Nogueira. Reforma da educação profissional: contradições na disputa por hegemonia no regime de acumulação flexível. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; Vol. 5 n. 3, p. 545-558, nov.2007/fev.2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v5n3/13.pdf, acesso em 20 de agosto de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000300013

SOARES, Manoel de Jesus Araújo. As escolas de aprendizes Artífices e suas fontes inspiradoras. Fórum Educacional, Rio de Janeiro: 5(4): 69-77, 1981. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/viewFile/60571/58817, acesso em 10 de setembro de 2020.

ZABALLA. Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. São Paulo: Artmed, 2002.

ZATTI, Vicente. DONNER, Sandra Cristina. JESUS, Edson Régis de. Fundamentos filosófico-históricos da proposta dos institutos federais de educação. Holos, Rio Grande do Norte: IFRN; Vol. 2. 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1988/803, acesso em 20 de agosto de 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1988

Downloads

Publicado

12/12/2022

Como Citar

OLIVEIRA, Carlos Manoel; PEREIRA, Cláudio Alves. A evolução do ensino técnico agrícola no brasil: avanços ou permanências?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11286, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11286. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11286. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.