A evolução do ensino técnico agrícola no brasil

avanços ou permanências?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11286

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Instituto Federal, Ensino Técnico Agropecuária

Resumo

A história da educação de nível médio no Brasil é marcada pela dualidade entre a oferta de ensino médio profissionalizante aos trabalhadores e a oferta do ensino médio regular para as classes mais ricas. O Decreto nº 5.154/2004, fomentou a discussão sobre a necessária formação omnilateral do sujeito estudante e a criação da rede de instituições de ensino tem como meta a pretendida formação. O foco deste artigo é a análise do Curso Técnico Agrícola modalidade integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia campus Bambuí. O estudo aponta que, embora tenham sido identificadas atividades integradoras, estas têm ficado limitadas a atividades pontuais e que, de fato, não alcançam a formação omnilateral pretendida pela política pública.

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Biografia do Autor

Carlos Manoel Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS campus BAMBUÍ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/IFMG CAMPUS BAMBUÍ

Referências

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Publicado

12/12/2022

Como Citar

OLIVEIRA, Carlos Manoel; PEREIRA, Cláudio Alves. A evolução do ensino técnico agrícola no brasil: avanços ou permanências?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11286, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11286. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11286. Acesso em: 26 abr. 2024.

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