Entre o prescrito e o real:

a EJA nos IF e suas desigualdades regionais Brasileiras (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18757

Palavras-chave:

Rede Federal Educação Profissional e Tecnológica, Política Pública, gestão, Analfabetismo Funcional

Resumo

A oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma diretriz importante para os Institutos Federais (IF), conforme o Decreto nº 5.840/2006, que prevê a reserva de 10% das vagas disponibilizadas. A EJA pode ser ofertada tanto em cursos de menor duração como Qualificação Profissional e também por cursos técnicos, levando-se em conta os arranjos produtivos locais. Este estudo procurou analisar a conformidade legal nas diferentes regiões e investigar possíveis disparidades entre a distribuição da população e a oferta de vagas. Nenhuma região do país atende o requisito de 10% de vagas, a modalidade de EaD não apresentou relevância nas matrículas, o Centro-Oeste foi a região com melhor resultado do país. Entre os 38 IF, apenas o IF Goiás cumpre integralmente a legislação vigente.

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Biografia do Autor

Alexandre Moura Giarola, IFMG

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação na Diversidade para a Cidadania - GEPEDiCi. Pesquisa indicadores de políticas públicas vinculadas à educação, tendo como foco os Institutos Federais.

Wenceslau Gonçalves Neto, UNIUBE/UFU

Doutor em História pela Universidade de São Paulo e estágio pós-doutoral em História da Educação na
Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia, bolsista CNPQ e FAPEMIG.

Cláudio Alves Pereira, IFMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, licenciado em Física pela Universidade Nova Iguaçu (Unig). Técnico em Assuntos Educacionais no IFMG Campus Arcos.

Luciano Marcos Curi, IFTM

Pós-doutor em História e em Educação, Professor do IFTM – Câmpus Uberaba, Docente-pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional (ProfEPT). Uberaba – MG. 

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

GIAROLA, Alexandre Moura; NETO, Wenceslau Gonçalves; PEREIRA, Cláudio Alves; CURI, Luciano Marcos. Entre o prescrito e o real: : a EJA nos IF e suas desigualdades regionais Brasileiras (2017-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18757, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18757. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18757. Acesso em: 1 nov. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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