Atividades extracurriculares para o Ensino Médio Integrado
um estudo sobre processo de divulgação e participação discente no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15401Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, comunicação escolar, atividades extracurricularesResumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a divulgação das atividades extracurriculares (AEs) do Colégio Pedro II (CPII) e seus impactos na participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) nessas atividades. A partir da aplicação de um questionário semiaberto a educadores do EMI do CPII, e de uma análise quanti-qualitativa dos dados obtidos, registrou-se o predomínio de uma percepção de que o processo de divulgação das AEs do CPII apresenta insuficiências no sentido de prover aos alunos do EMI os recursos informacionais necessários para uma participação mais efetiva nessas atividades. Com isso, sugere-se que esse processo seja aprimorado para que o CPII alcance os seus objetivos institucionais de democratização do acesso ao conhecimento e à formação integral dos discentes.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Os lugares da educação. In: SIMSOM, Olga Rodrigues de Moraes von; PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata. Sieiro (orgs.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Unicamp, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. 5. ed. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 06 out. 2020.
______. Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012. Dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino; altera as Leis nºs 8.168, de 16 de janeiro de 1991, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e 11.526, de 4 de outubro de 2007; revoga as Leis nºs 5.490, de 3 de setembro de 1968, e 5.758, de 3 de dezembro de 1971, e os Decretos-Leis nºs 245, de 28 de fevereiro de 1967, 419, de 10 de janeiro de 1969, e 530, de 15 de abril de 1969; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12677.htm>. Acesso em: 06 out. 2020.
CAMPOS, Maria Carolina. A importância da comunicação na gestão do trabalho pedagógico. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53364/R - E - MARIA CAROLINA CAMPOS.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
COLÉGIO PEDRO II. CPII em números. Efetivo discente. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em <http://www.cp2.g12.br/proreitoria/prodi/cpii_numeros/ensino/quadro_efetivo_discente/>. Acesso em: 02 out. 2020.
______. CPII inicia seleção de novos alunos 2020 com mais de mil vagas. Rio de Janeiro, 2019a. Disponível em: <https://www.cp2.g12.br/noticias_destaque/9511-cpii-inicia-selecao-de-novos-alunos-2020-com-mais-de-700-vagas.html>. Acesso em: 04 nov. 2020.
______. CPII lança os editais de seleção interna para 2020. Rio de Janeiro, 2019b. Disponível em: <https://www.cp2.g12.br/ultimas_publicacoes/225-noticias/9823-cpii-lanca-os-editais-de-selecao-interna-para-20120.html>. Acesso em: 04 nov. 2020.
______. Projeto Político Pedagógico Institucional. 2017/2020. Rio de Janeiro, 2018. 592 p. Disponível em <https://www.cp2.g12.br/atos_administrativos/8218-novo-projeto-politico-pedagogico-institucional-pppi.html>. Acesso em: 03 out. 2020.
DAMINELLI, Elisa. A pesquisa e a produção de conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do RS: um estudo sobre a iniciação científica com estudantes do Ensino Médio Técnico. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
DRABACH, Neila Pedrotti. A escola unitária em Gramsci e a educação profissional no Brasil. Revista Trabalho Necessário, v. 16, n. 31, p. 263-283, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.16i31.p27380
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 21-56, 2005.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.1
JOST, Itagiane. Ingresso de jovens no Ensino Médio: práticas de acolhimento nos cursos técnicos integrados no IFFAR Campus São Vicente do Sul. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Farroupilha, Jaguari (RS), 2019.
KUENZER, Acácia Zeneida (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
MANZATO, Antônio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. São Paulo: Unesp, 2012. Disponível em: < http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf>. Acesso em 08 jun. 2020.
MATIAS, Neyfsom Carlos Fernandes. Relações entre atividades extracurriculares, educação em tempo integral, desempenho escolar, clima familiar e satisfação de vida. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 185 p. 2015.
MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio Integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300010
PEREIRA, Alice Freitas de A. et al. A importância das atividades extracurriculares no desempenho acadêmico de estudantes da área de saúde. Educação em Saúde e Educação em Ciências, Florianópolis, p. 1-11, jul. 2017.
RODRIGUES, Vera Maria F. et al. Memória Histórica do Colégio Pedro II: 180 anos de História na Educação do Brasil. Assis (SP): Triunfal Gráfica e Editora, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p 152-180, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
SCHUTZ, Anelise. Oficinas de aprendizagem como estratégia de intervenção no Ensino Técnico e Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SOUZA, Gislene Cardoso de. Diagnóstico e análise do processo de inserção de alunos do ensino técnico de nível médio nos programas de iniciação científica: um estudo de caso no IFMT Campus São Vicente. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
TEDESCO FILHO, Jacir M. Da participação em programas de iniciação científica ao mundo do trabalho: um estudo de caso com egressos ex-bolsistas dos cursos técnicos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Curitiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
UBINSKI, Juliana Alves da Silva. Análise de atividades de complementação curricular na área de educação ambiental e suas contribuições à alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 207 p. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.