Atividades extracurriculares para o Ensino Médio Integrado

um estudo sobre processo de divulgação e participação discente no Colégio Pedro II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15401

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, comunicação escolar, atividades extracurriculares

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a divulgação das atividades extracurriculares (AEs) do Colégio Pedro II (CPII) e seus impactos na participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) nessas atividades. A partir da aplicação de um questionário semiaberto a educadores do EMI do CPII, e de uma análise quanti-qualitativa dos dados obtidos, registrou-se o predomínio de uma percepção de que o processo de divulgação das AEs do CPII apresenta insuficiências no sentido de prover aos alunos do EMI os recursos informacionais necessários para uma participação mais efetiva nessas atividades. Com isso, sugere-se que esse processo seja aprimorado para que o CPII alcance os seus objetivos institucionais de democratização do acesso ao conhecimento e à formação integral dos discentes.

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Biografia do Autor

Ricardo Fagundes Freitas da Cunha, Colégio Pedro II

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação - CEFET/RJ (2022), possui graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (2014) e concluiu o mestrado Profissional em Ensino de Física na mesma instituição (2017). Atualmente está realizando estágio pós-doutoral (PPGF - UFF) com pesquisa em Ensino de Física. Foi professor efetivo do Instituto Federal Fluminense (2015-2017) e, desde 2017, é professor efetivo do departamento de Física do Colégio Pedro II. É docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - profEPT

Robson Costa de Castro, Colégio Pedro II

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (2005), Doutorado em Física Nuclear Aplicada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e Pós-doutorado em Física Nuclear (UERJ - 2017). É professor EBTT do departamento de Física e docente permanente do ProfEPT do Colégio Pedro II. Atualmente é o diretor geral do Colégio Pedro II - Campus Tijuca II.

Fabio Cardoso Ponso, Colégio Pedro II

Possui bacharel em Ciências Sociais pela UERJ e mestrado em Educação Profissional e Tecnológia (ProfEPT - CPII). É servidor do Colégio Pedro II, onde atua no Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (SOEP).

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Publicado

26/07/2024

Como Citar

CUNHA, Ricardo; CASTRO, Robson; PONSO, Fábio. Atividades extracurriculares para o Ensino Médio Integrado: um estudo sobre processo de divulgação e participação discente no Colégio Pedro II. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15401, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15401. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15401. Acesso em: 25 dez. 2024.

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ARTIGOS

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