Ciências Agrárias e o Ensino Remoto Emergencial na EPT:

reflexões em um contexto de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Educação;, Formação profissional;, Covid-19;, Prática docente

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a oferta, de forma remota, de componentes curriculares práticos dos cursos técnicos e superiores da área de Ciências Agrárias do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Para tanto, realizou-se a coleta de dados, através da aplicação de questionário semiestruturado disponibilizado com os professores que ministram componentes curriculares e que requerem atividades práticas nos cursos na área de Ciências Agrárias. Os resultados demonstraram que no ERE, há a possibilidade de realizar atividades práticas remotas em componentes curriculares integrantes em cursos da área de Ciências Agrárias, entretanto, condicionadas a um esforço dos professores e alunos, os quais devem ajustar métodos de ensino e aprendizagem e mobilização dos recursos disponíveis e que se destinam a esse fim.

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Biografia do Autor

Tiago Jorge de Araujo Barbosa, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Federal de Alagoas (2012) e doutorado em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Proteção de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: fitossanidade, controle alternativo de práticas e doenças, agroecologia e agricultura familiar.

Antônio Carlos Santos Lima, Instituto Federal de Alagoas

É professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), na educação básica e na superior, nas modalidades presencial e a distância, onde desenvolve estudos sobre práticas educativas em sala de aula, letramentos, letramento acadêmico, avaliação na perspectiva da intermediação sensível e formação de professores nessas modalidades. É docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), Campus Benedito Bentes, do curso de Especialização em Linguagem e Práticas Sociais, campus Murici, e orientador de TCC do curso de Especialização em Docência na Educação Profissional a distância, UAB/IFAL. Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (FALE) da UFAL. É doutor pelo mesmo Programa (PPGLL/FALE/UFAL) no qual desenvolveu pesquisa sobre letramento acadêmico em um curso de Letras-Português a distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Coordena o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFAL desde 2017. Lidera o Grupo de Pesquisa: Educação, Linguagens e Tecnologias (GPELT-CNPq/IFAL) e é integrante dos Grupos de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagens de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (GPEPT/CNPq/IFAL) e do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

Luis Antônio Costa Silva, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1991), Especialização em Docência do ensino superior pela UNIGRANRIO(RJ), Especialização em Docência Profissional pelo IFAL(AL)e Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (BA). Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, Habitação Social, Design, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Etnodesign e Educação para as relações étnicorraciais. É membro efetivo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do IFAL, além de trabalhar em Comissões de Heteroidentificação.

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Publicado

23.07.2025

Como Citar

BARBOSA, Tiago Jorge de Araujo; LIMA, Antônio Carlos Santos; SILVA, Luis Antônio Costa. Ciências Agrárias e o Ensino Remoto Emergencial na EPT: : reflexões em um contexto de pandemia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16017, 2025. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16017. Acesso em: 28 ago. 2025.

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