O ensino de Ciências na formação de técnicos de nível médio: Revisão de pesquisas nacionais sobre o ensino e a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16231

Palavras-chave:

Educação Profissional, curso técnico, ensino de ciências, revisão de literatura

Resumo

As aprendizagens em Ciências são essenciais a uma boa formação geral dos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio. Neste artigo, apresenta-se uma revisão de artigos que tratam da relação entre ensino de Ciências e a formação desses estudantes. O levantamento bibliográfico se deu no período 2011-2022, em periódicos nacionais do campo da Educação e do Ensino de Ciências. Trabalhou-se na análise de um conjunto de 20 artigos. Nos resultados são destacadas as discussões sobre o ensino de Ciências e a formação de técnicos de nível médio; a produção e a avaliação de atividades contextualizadas; e a integração entre formação geral e formação profissional. Conclui-se o trabalho com a identificação de três lacunas na literatura de pesquisa em Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Ana Clara Viana Mendes, Colégio Técnico da UFMG; Licenciatura em Física, UFMG

Licencianda em Física pela UFMG. Atuou como bolsista de Iniciação Científica, em pesquisa desenvolvida no Colégio Técnico da UFMG. Participa do programa Residência Pedagógica da UFMG.

Alexandre Fagundes Faria, Colégio Técnico da UFMG; Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Física (Licenciatura) pela mesma instituição. Possui formação técnica em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professor de Física efetivo do Colégio Técnico da UFMG desde 2011. Anteriormente, lecionou na Educação Básica e na Educação Superior em instituições de ensino públicas e privadas. Como pesquisador, atua na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Ciências. 

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Publicado

25.08.2025

Como Citar

MENDES, Ana Clara Viana; FARIA, Alexandre Fagundes. O ensino de Ciências na formação de técnicos de nível médio: Revisão de pesquisas nacionais sobre o ensino e a aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16231, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16231. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16231. Acesso em: 11 out. 2025.

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ARTIGOS

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