O ensino de Ciências na formação de técnicos de nível médio: Revisão de pesquisas nacionais sobre o ensino e a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16231Palavras-chave:
Educação Profissional, curso técnico, ensino de ciências, revisão de literaturaResumo
As aprendizagens em Ciências são essenciais a uma boa formação geral dos estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio. Neste artigo, apresenta-se uma revisão de artigos que tratam da relação entre ensino de Ciências e a formação desses estudantes. O levantamento bibliográfico se deu no período 2011-2022, em periódicos nacionais do campo da Educação e do Ensino de Ciências. Trabalhou-se na análise de um conjunto de 20 artigos. Nos resultados são destacadas as discussões sobre o ensino de Ciências e a formação de técnicos de nível médio; a produção e a avaliação de atividades contextualizadas; e a integração entre formação geral e formação profissional. Conclui-se o trabalho com a identificação de três lacunas na literatura de pesquisa em Ensino de Ciências.
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