EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: o uso de tirinhas como contextualização do mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11336Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, Quadrinhos, Tirinhas, Educação profissional técnica, Edificações.Resumo
A inserção de uma nova ferramenta de ensino na disciplina de projeto final de um curso técnico em edificações noturno, localizado na cidade de Mesquita (Baixada Fluminense do RJ) foi objeto desta pesquisa, que buscou analisar a contribuição didática do uso de tirinhas como um contextualizador do mundo do trabalho para promoção do raciocínio crítico sobre a construção civil e a educação ambiental. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com estudantes por meio de oficinas durante três meses. O material produzido foi analisado e deu origem a um encarte de tirinhas e a uma sequência didática. Foi possível estabelecer uma relação dialógica, prática e participativa, considerando as histórias de vida, experiências pessoais e de familiares dos estudantes, e as relações entre o curso técnico em edificações, a crise educacional, a violência, a falta de emprego e a relação com o meio ambiente.
Downloads
Referências
ACSELRAD, H. Sentidos da sustentabilidade urbana. In: ______. (Org.). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A, pp. 27-55, 2001.
BOMFIM, A. M. do. O (sub) desenvolvimento insustentável: a questão ambiental nos Países periféricos latino-americanos. Trabalho Necessário, ano 8, n.10, p.1-18, 2010.
CARUSO, F.; MIRIAM, C.; SILVEIRA, M. C. O. Ensino não formal no campo das ciências através dos Quadrinhos. Ciência e Cultura, v.57, n.4, p.33-35, 2005.
CARUSO, F.; SILVEIRA, M. C. Quadrinhos: uma proposta de releitura de. saberes. In: Encontro de Literatura Infantil e Juvenil – Leitura e Críticas, 5., Rio de Janeiro, 2008. Anais... 2008.
DELUIZ, N.; NOVICKI, V. Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: implicações para uma proposta de formação crítica. Boletim Técnico do SENAC, v.30, n.2, p.18-29, 2004.
EISNER, W. Comics & Sequential Art. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? Trabalho, Educação e Saúde, n.1, p.45-60, 2003.
HAAG, C. A nona arte. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n.110, p.86-88, abr. 2005.
LOUREIRO, C. F. B; LAYRARGUES, P. P. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: Perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trabalho, Educação e Saúde, v.11, n.1, p.53-71, 2013.
LOVRETO, J. A. Quadrinhos - a linguagem completa. Comunicação e Educação, n.94 a 101, jan/ abr. 1995.
RAMA, A.; VERGUEIRO, W. Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
REGINALDO, T. Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica. 206p. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2015.
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Currículo Mínimo Comum. 2011. Disponível em: <http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/planos-de-curso-medio-tecnico/60-ensino-medio-tecnico-integrado>. Acesso em: 09 set. 2020.
SANTOS, R. E; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: Da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, n.27, p.81-95, jan./abr. 2012.
TESTONI, L. A. Um corpo que cai. As Histórias em Quadrinhos no ensino de física. São Paulo, 2004. 158p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2004.
VERGUEIRO, W; RAMOS, P.: Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.