Inovação da Educação Tecnológica com a transformação de Dois em Duas:

ascensões imprescindíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17748

Palavras-chave:

Educação Profissional., Educação Superior, Educação Tecnológica, Ensino Técnico Integrado, Universidade Tecnológica

Resumo

Neste estudo analisa-se a trajetória de lutas das comunidades “Cetefianas” no contexto das transformações dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica em duas Universidades Tecnológicas Federias (UTFs), sendo um no estado de Minas Gerais e o outro no estado do Rio de Janeiro. O objetivo consiste em averiguar a legitimidade e a razoabilidade dessas duas transformações. Opta-se por metodologia mista, por razões de abordagens qualitativa e quantitativa. Realizam-se análise documental e buscas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Os resultados iluminam os caminhos das duas transformações, assinalando ganhos às sociedades que demandam cada vez mais, tanto da educação tecnológica quanto da educação profissional.

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Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep.

Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Ensino de Ciências - Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado (Licenciatura) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Revisor de Periódicos como, por exemplo:

ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARC. Educação em Foco (UEMG). #Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS). ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. Educação em Foco (UFJF). 

Revisor de Projeto de Fomento:

Agência de fomento: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFU.

 

Wanderley dos Santos Roberto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Colabora como avaliador do MEC/INEP no ENEM, no ENADE e para credenciamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior.

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Publicado

04.11.2025

Como Citar

SOUSA, Atair Silva de; ROBERTO, Wanderley dos Santos. Inovação da Educação Tecnológica com a transformação de Dois em Duas: : ascensões imprescindíveis. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e17748, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17748. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17748. Acesso em: 4 nov. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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