O peso da desigualdade de gênero na trajetória educacional de mulheres:

desafio e estratégias na EJA-EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18546

Palavras-chave:

Mulheres na EPT, Equidade de Gênero, Gêneros e Educação, Desafios Educacionais, Evasão de Mulheres

Resumo

As desigualdades de gênero impactam a educação e o trabalho, limitando a participação feminina em diversos espaços. Na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), essa exclusão se reflete na baixa presença de mulheres em cursos como o Técnico em Edificações. Este estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, investiga os desafios enfrentados por alunas de um Instituto Federal no Sul do Brasil, analisando os fatores que levam à interrupção dos estudos e as estratégias adotadas para sua permanência. Os resultados evidenciam barreiras significativas, destacando a necessidade de políticas educacionais inclusivas, com foco na equidade de gênero na formação profissional.

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Biografia do Autor

Caroline Ceno Machado, UFPel

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federa de Pelotas (UFPel), licenciada em Química pela Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e bacharel em Química Industrial pela Universidade Federa de Pelotas (UFPel).

Adriana Duarte Leon, IFSUL/campus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia, graduação em História, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e atua junto ao Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Coordena o Grupo de Pesquisa História, Educação e Docência (GPHEDo) e desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, História da Educação Profissional e Ensino de História.

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Publicado

29.10.2025

Como Citar

MACHADO, Caroline Ceno; LEON, Adriana Duarte. O peso da desigualdade de gênero na trajetória educacional de mulheres:: desafio e estratégias na EJA-EPT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18546, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18546. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18546. Acesso em: 30 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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