Branquitude, cânone literário e o ensino-aprendizagem de Literatura Brasileira no Campus Maragogi/IFAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17877

Palavras-chave:

Instituição federal, Ensino de Literatura, Autoria negra

Resumo

Este estudo pretende analisar porque a maioria dos autores literários estudados na escola são brancos e como os estudantes da instituição compreendem as questões raciais envolvidas no ensino de Literatura Brasileira. Para explorar esses dois pontos, realizamos um levantamento bibliográfico sobre alguns conceitos-chave essenciais para a compreensão das limitações do ensino de Literatura Brasileira e um levantamento de dados, por meio de Questionário, com o propósito de compreendermos como os(as) estudantes percebem as relações raciais presentes no ensino de Literatura Brasileira da instituição. Acreditamos que há uma lacuna quanto ao ensino de Literatura Negro-brasileira, indicando a necessidade de estratégias em prol da criação de espaços de leitura de obras de autoria negra no Campus Maragogi/IFAL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielle Soares Cunha, Portuguesa do Instituto Federal de Educação

Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE, 2023), integrante do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (cadastrado no CNPq) e docente de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Maragogi.

Doriele Andrade Duvernoy, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação (Université Lumière Lyon 2), Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, líder do grupo de pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (cadastrado no CNPq).

Referências

BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BERMUDES, Wanderson Lyrio et al. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Revista Vértices, v. 18, n. 2, p. 7-20, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-01.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução - Câmara Plena (CNE/CP) nº 2/2018, de 04 de dezembro de 2018. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Distrito Federal, CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 03 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, SEF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica 2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 29 set. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 maio 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 28 maio 2021.

COSSON, Rildo. Paradigmas do Ensino da Literatura. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

CUTI. Literatura Negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010. Coleção Consciência em debate.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012.

DALCASTAGNÈ, Regina. Quando o preconceito se faz silêncio: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Gragoatá, Niterói, n. 24, p. 203-219, 1. sem. 2008. Disponível em: Quando o preconceito se faz silêncio: relações raciais na literatura brasileira contemporânea | Gragoatá (uff.br). Acesso em: 20 jun. 2022.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Plano Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia. Maragogi, 2019a. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/campus/maragogi/ensino/cursos/tecnicos-integrados/agroecologia. Acesso em: 20 ago. 2021.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Plano Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Hospedagem. Maragogi, 2019b. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/campus/maragogi/ensino/cursos/tecnicos-integrados/hospedagem. Acesso em: 19 ago. 2021.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Projeto do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia. Maragogi. Maragogi, 2011a. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1WlpweoJWxrGAYQ-04jGQonC8RJrT9J_C. Acesso em: 16 set. 2021.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Projeto do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Hospedagem. Maragogi, 2011b. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1WlpweoJWxrGAYQ-04jGQonC8RJrT9J_C. Acesso em: 16 set. 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de Racismo cotidiano. tradução Jess Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). 11. ed. 6ª reimpressão. Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 155-172.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2014.

Downloads

Publicado

04.11.2025

Como Citar

CUNHA, Adrielle Soares; DUVERNOY, Doriele Andrade. Branquitude, cânone literário e o ensino-aprendizagem de Literatura Brasileira no Campus Maragogi/IFAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e17877, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17877. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17877. Acesso em: 4 nov. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.