Da teoria crítico-superadora à práxis:

potencialidades de um jogo pedagógico na Educação Física no PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18812

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação Física, Mapeamento, Jogos.

Resumo

Este artigo analisa a potencialidade do jogo pedagógico "Mapeamento em Ação" como estratégia para a promoção da formação humana integral na Educação Física no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Fundamentado teoricamente na abordagem crítico-superadora e na pedagogia histórico-crítica, o estudo parte de uma experiência qualitativa realizada com turmas do PROEJA no Colégio Pedro II (RJ). A metodologia envolveu a aplicação do jogo, concebido para mapear e valorizar a cultura corporal dos estudantes de forma dialógica e lúdica. Os resultados indicam que o jogo foi eficaz para diagnosticar saberes e desigualdades, fortalecer o vínculo pedagógico e promover o protagonismo discente. 

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Educação Física; Mapeamento; Jogos. 

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Biografia do Autor

Camila da Silva Aragão, Colégio Pedro II

Colégio Pedro II

Natalia Guimarães Santuchi, Colégio Pedro II

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), especialista em Educação Física .Escolar pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014), mestra em ciências da atividade física na Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2022). Atualmente é professora efetiva de Educação Física no Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Colégio Pedro II.

Lucas Montes Werneck de Freitas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa História e Memória das Políticas Educacionais no Território Fluminense (NHEMPE) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Juventudes, Trabalho, Educação e Políticas Públicas (JUVENTE).

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

ARAGÃO, Camila da Silva; SANTUCHI, Natalia Guimarães; FREITAS, Lucas Montes Werneck de. Da teoria crítico-superadora à práxis: : potencialidades de um jogo pedagógico na Educação Física no PROEJA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18812, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18812. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18812. Acesso em: 1 nov. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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