Da teoria crítico-superadora à práxis:
potencialidades de um jogo pedagógico na Educação Física no PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18812Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Educação Física, Mapeamento, Jogos.Resumo
Este artigo analisa a potencialidade do jogo pedagógico "Mapeamento em Ação" como estratégia para a promoção da formação humana integral na Educação Física no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Fundamentado teoricamente na abordagem crítico-superadora e na pedagogia histórico-crítica, o estudo parte de uma experiência qualitativa realizada com turmas do PROEJA no Colégio Pedro II (RJ). A metodologia envolveu a aplicação do jogo, concebido para mapear e valorizar a cultura corporal dos estudantes de forma dialógica e lúdica. Os resultados indicam que o jogo foi eficaz para diagnosticar saberes e desigualdades, fortalecer o vínculo pedagógico e promover o protagonismo discente.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Educação Física; Mapeamento; Jogos.
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