Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16144Palavras-chave:
Autismo, Inclusão, Educação ProfissionalResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração que afeta a capacidade de comportamento social, comunicação e linguagem. Na adolescência e fase adulta, o TEA implica em uma precariedade na vida independente e educacional, assim como nas relações de trabalho e interações com seus pares, dessa forma, oportunidades sociais devem ser inseridas. O presente artigo vem elucidar a hipótese de que a formação técnica profissional e a inserção no mundo do trabalho podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com um egresso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba com TEA, seus pais, bem como dois docentes e um servidor do Núcleo de Ações Inclusiva (NAI), e a análise se deu sob a ótica da Análise de Conteúdo de Bardin.
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