Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16144

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Educação Profissional

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração que afeta a capacidade de comportamento social, comunicação e linguagem. Na adolescência e fase adulta, o TEA implica em uma precariedade na vida independente e educacional, assim como nas relações de trabalho e interações com seus pares, dessa forma, oportunidades sociais devem ser inseridas. O presente artigo vem elucidar a hipótese de que a formação técnica profissional e a inserção no mundo do trabalho podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com um egresso do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba com TEA, seus pais, bem como dois docentes e um servidor do Núcleo de Ações Inclusiva (NAI), e a análise se deu sob a ótica da Análise de Conteúdo de Bardin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Da Fonseca Barbosa, IF Sudeste MG Campus Rio Pomba

Doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2014)
Professor EBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais , Brasil

Referências

ARAÚJO, A. S.; DOURADO, J. L. G. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a empregabilidade: entre a formação e a inclusão. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 09, n. 20, p. 291-306, maio/ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15378. Acesso em: 20 jun. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Portaria nº 948, de 8 de outubro de 2007. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em 23 jan. 2023.

BRASIL. Portaria nº 29, de 25 fevereiro de 2010. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, Seção 2, p. 18-19, 25 fev. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/30000-uncategorised/18977-portarias. Acesso em: 27 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em:03 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 23 mar. 2021.

CARNEIRO, F. Integração Sensorial de Ayres em crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: KERCHES, D. Autismo ao longo da vida. São Paulo. Literare Books Internacional, 2022. 344p.

CARVALHO, E. Q; CAVALCANTI, R. J. S. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, v. 9, n. 5. ISSN 2525-3409.Educação do Estado do Pará, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/journal/Research-Society-and-Development-2525-3409. Acesso em: 13 ago. 2021.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Prevalência de Transtorno do Espectro do Autismo entre Crianças de 8 anos - Rede de Monitoramento de Deficiências de Desenvolvimento e Autismo, 11 Sites, Estados Unidos, 2016. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/. Acesso em 29 fev. 2023.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In. FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CORDEIRO, D. R. C. L. A inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de educação profissional. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência. Marília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91207. Acesso em: 13 ago. 2021.

CUNHA, Eugênio. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.

FONSECA, M. E. G; CIOLA, J. C. B. Vejo e aprendo: fundamentos do programa TEACCH - O ensino estruturado para pessoas com autismo. 2. ed. Ribeirão Preto, São Paulo: Book Toy, 2016.

GUIZZO; C. S. P; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Volume 22, Número 3, Setembro/Dezembro de 2018: 573-581. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kbdCsgPNBhKmhvDtWgRS5nr/?lang=pt. Acesso em: 08 ago. 2021.

IF SUDESTE MG. Regimento Interno Campus Rio Pomba. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/regimentos/campi/regimento-interno-do-campus-rio-pomba. Ministério da Educação, 2011. Acesso em: 21 de jul. 2023

LEOPOLDINO, C. B. Inclusão de autistas no mercado de trabalho: Uma nova questão de pesquisa para os brasileiros. Gestão & Sociedade, [s. l.], v. 9, n. 22, p. 853-868, 2015. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v9i22.2033. Acesso em: 15 jun. 2022.

LEOPOLDINO, C. B; COELHO, P. F. C. O processo de inclusão de autistas no mercado de trabalho. E&G Economia e Gestão. Belo Horizonte, v. 17, n. 48, set./dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/15660. Acesso em: 10 ago. 2021.

MELICIO, R. K. I. S. C. Capacidade produtiva profissional de pessoas com transtorno espectro autista no grau leve e o seu desenvolvimento profissional. Dissertação de Mestrado – Pós graduação Engenharia de Produção. Universidade Paulista, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unip.br/dissertacoes-teses-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-engenharia-de-producao/capacidade-produtiva-profissional-de-pessoas-com-transtorno-do-espectro-autista-no-grau-leve-e-o-seu-desenvolvimento-profissional/ Acesso em: 22 de jun. 2022.

MENEZES, M. Z. M. O diagnóstico do transtorno do espectro autista na fase adulta. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35946. Acesso em: 10 ago. 2021.

MENDES, A. K. S; MAGALHÃES, C. V. A; AZEVEDO, G. M. E; VALE, J. G. S; SOUZA, M. S. Atendimento aos estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD e com deficiências múltiplas – DMU na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: NASCIMENTO, F. C.; FLORINDO, G. M. F; SILVA, N. S. (Org). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013.

NUNES, S. C. T. O Programa TEC NEP: a educação profissional na perspectiva inclusiva. Porto Alegre, 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69859/000875096.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 jun. 2022.

OLIVEIRA, R. Transição para a vida adulta: Inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial), Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Lisboa. 2012. Disponível em: http://hdl.handle. net/ 10437/2330. Acesso em: 29 jun. 2022.

PEREIRA, G. T. M. Inclusão escolar e formação integral da pessoa com o transtorno do espectro autista: caminhos possíveis. Anápolis: IFG, 2019. 256 p. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/532. Acesso em: 14 ago. 2021.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M. (Orgs). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

REDIG, A. G.; PINHEIRO, V. C. S. Plano individualizado de transição: possibilidades para a inserção de pessoas com deficiência intelectual no mundo laboral. Fed. Nac. das Apaes - Fenapaes Brasília/DF, v. 1 n. 9, p. 44 – 56, jan./jun.2018 ISSN 2237-4329. Disponível em: https://apaeciencia.org.br/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 20 jun. 2022.

REDIG, A. G.; MASCARO, C. A. A. de C.; ESTEF, S. Estudantes com Deficiência Intelectual: perspectivas para a vida adulta e o plano individual de transição. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: 2016. Disponível em: https://eduinclusivapesq-uerj.pro.br/wp-content/uploads/2020/05/Congresso-UFSCAR-REDIG-MASCARO-SILVA-2016.pdf. Acesso em: 08 jul. 2023

SERRA, Dayse. Sobre a inclusão de alunos com autismo na escola regular: quando o campo é quem escolhe a teoria. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 163-176, jul./dez. 2010. Acesso em: 28 dez. 2021.

SILVA, A. T. B; CARRARA, K. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 330-350, ago. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v16n2/v16n2a07.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.

SILVA, J. R. S.; POZZETTI, V. C. O direito ao trabalho aos portadores do transtorno do espectro autista – TEA. Percurso - ANAIS DO X CONBRADEC. v. 6, n. 37, Curitiba, 2020. p. 418-423. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/percurso/article/view/5338. Acesso em: 26 jun. 2022.

SILVA, P. N.; PRAIS, F. G.; SILVEIRA, A. M. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva. Ciência & Saúde Coletiva. Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/Mmjpyg5Ks9BPNtStrwCzChR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2023.

SCHMIDT, C. Transtorno do espectro autista: onde estamos e para onde vamos. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 2, p. 221-230, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/34651/pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

07.08.2025

Como Citar

SILVA, Carolina Gouvêia da; BARBOSA, Leonardo Da Fonseca. Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16144, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16144. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16144. Acesso em: 25 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.