Percepção dos estudantes da educação profissional e tecnológica sobre o auxílio estudantil

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17209

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com estudantes beneficiários de auxílio estudantil do Instituto Federal da Paraíba Campus Santa Rita no ano de 2022, com o intuito de analisar a percepção deles sobre a influência do auxílio financeiro concedido através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a permanência de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O trabalho tem um enfoque qualitativo dos dados, que foram coletados por meio de questionário eletrônico. A análise mostrou que: a influência dos auxílios é fundamental para a permanência dos alunos; a motivação para a permanência é a qualificação para o mercado de trabalho; e a qualidade da instituição é um diferencial para os estudantes se matricularem.

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Biografia do Autor

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado na Universidade Federal da Paraíba, ministrando disciplinas de Fundamentos da Educação. Faz estudos e pesquisas no segmento da formação de professores, abrangendo práticas profissionais, identidade e políticas para a formação.

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Publicado

14.08.2025

Como Citar

JANUÁRIO, Iara de Souza; GEGLIO, Paulo César. Percepção dos estudantes da educação profissional e tecnológica sobre o auxílio estudantil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e17209, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17209. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17209. Acesso em: 23 ago. 2025.

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ARTIGOS