Percepção dos estudantes da educação profissional e tecnológica sobre o auxílio estudantil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17209Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com estudantes beneficiários de auxílio estudantil do Instituto Federal da Paraíba Campus Santa Rita no ano de 2022, com o intuito de analisar a percepção deles sobre a influência do auxílio financeiro concedido através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para a permanência de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O trabalho tem um enfoque qualitativo dos dados, que foram coletados por meio de questionário eletrônico. A análise mostrou que: a influência dos auxílios é fundamental para a permanência dos alunos; a motivação para a permanência é a qualificação para o mercado de trabalho; e a qualidade da instituição é um diferencial para os estudantes se matricularem.
Downloads
Referências
ABREU, Edna Maria Coimbra de. A assistência ao estudante no contexto da expansão da educação profissional e tecnológica do Maranhão: avaliação do processo de implementação. 2012. 197f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Faculdade de Ciências Sociais. Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2012.
ALVAREZ, Karine Rodrigues; MATOS, Roberta Pereira. Levantamento de fatores motivacionais e propostas de intervenção. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, e12510615630, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores Socioeconômicos (2012). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/indicad_mg.pdf>. Acesso em: 10 abr.2023.
BRASIL, Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF.
CASTELO BRANCO, Uyguaciara Veloso; JEZINE, Edineide; NAKAMURA, Paulo Hideo. Políticas de expansão de acesso e permanência na UFPB (1996-2012). In:Colóquio Internacional de pesquisas em educação superior, João Pessoa: UFPB, 2014. v.1.p.1-18.
DORE, Rosemary. LÜSCHER, Ana Zuleima.; Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 144, set/dez. 2011.
FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS (FONAPRACE), 2014. IV pesquisa do perfil sócioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Uberlândia, 2016.
GISI, Maria Lourdes (2006). A Educação Superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanência. Diálogo Educacional, 6, (17), 97-112. Disponível em: http://www.redalyc.org. Acesso em: 10 mar. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Edital nº 01/2023-Assistência Estudantil/ Edital para solicitação de Análise de Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) – 2023. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/santarita/editais/assistencia-estudantil/2023/edital-no-01-2023-assistencia-estudantil. Acesso em: 24 abr. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). Resolução CS nº 16 de 02 de agosto de 2018. Dispõe sobre a convalidação da Resolução-AR nº 25, de 21/06/2018 que aprova a reformulação da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/sousa/assistencia-estudantil/documentos/resolucao-no-16-2018.pdf/view. Acesso em: 13 abr. 2023.
JEZINE, Edineide; FARIAS, Maria da Salete Barboza de; FELINTO, Jislayne Fidelis. Expansão na educação superior e a interface permanência e programas acadêmicos de pesquisa na ufpb, 2018. Revista COCAR, Belém, V.12. N.24, p. 290 a 315 – Jul./Dez. 2018 Programa de Pós-graduação Educação em Educação da UEPA http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar.
MADURO Silva, Denise Bianca; Castioni, Remi; Thompson Martínez, Rogfel. Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org. Acesso em: 13 abr. 2023.
MENDES, Maíra Tavares. Mapeando a produção sobre permanência estudantil: categorias em articulação e estratégias de permanência. Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus-BA. REU, Sorocaba, SP, v. 46, n. 2, p. 385-408, dez. 2020.
RAMALHO, Ludmila Eleonora Gomes (2013). Abordagem avaliativa da política de assistência estudantil em uma instituição de ensino profissional. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora.
RONSONI, Marcelo Luís. Permanência e evasão de estudantes da UFFS Campus Erechim. In: PEREIRA, T. I. (Org.). Universidade pública em tempos de expansão: entre o vivido e o pensado. Erechim: Evangraf, 2014, p. 17-31.
SILVA, Leonardo Barbosa e; COSTA, Natália Cristina Dreossi. Acesso e permanência em desproporção: as insuficiências do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Agenda Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 166–192, 2018. Disponível em: https://www.agendapolitica.ufscar.br. Acesso em: 10 nov. 2022.
SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel da; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral. educação | Santa Maria | v. 43 | n. 3 | p. 521-534 | jul./set. 2018.
SILVA FILHO, Roberto L. Lobo et al., (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, 37 (132), 641-659.
SOUZA, Terezinha Rosa de Aguiar. Estudo das relações entre a permanência no ensino técnico e a assistência estudantil no IFTM – Campus Paracatu; orientador Erlando da Silva Rêses. -- Brasília, 2015.
SOUZA, Jacqueline Domiense Almeida de. Na travessia: assistência estudantil da educação profissional. As interfaces das políticas de assistência social e educação. 190p. Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade de Brasília/UnB. Brasília, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.