Concepções de Trabalho e Educação nos Normativos que Regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica em Prisões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16868

Palavras-chave:

Política pública, Educação profissional e tecnológica, Educação em Prisões, Pronatec

Resumo

Objetiva-se analisar as concepções de trabalho e educação nos normativos que regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica em prisões. A metodologia usada tem abordagem qualitativa e seguiu o método da pesquisa documental, com foco no Pronatec Prisional. No tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo categorial (Bardin, 1979; Esteves, 2006). Os resultados revelaram que existem dispositivos legais que legitimam a educação profissional em prisões, porém a educação prisional tem se limitado a formar uma força de trabalho mais obediente do que qualificada, não garantindo a ressocialização. Conclui-se que é essencial reavaliar os objetivos educacionais nas prisões, com adoção de uma abordagem omnilateral e emancipadora, capaz de proporcionar a reintegração social e produtiva nas esferas cultural e política.

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Biografia do Autor

Edilene Rocha Guimarães, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Licenciatura Plena para a Graduação de Professores pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).
Realizou o Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga-Pt, como bolsista da CAPES (2011). Realizou Pós-Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
(IFPE). Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFPE - Campus Olinda. Líder do Grupo de Pesquisa Organização, Memórias e Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (IFPE/CNPq).

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Publicado

28.08.2025

Como Citar

SANTOS, Viviane Ribeiro Rocha dos; GUIMARÃES, Edilene Rocha. Concepções de Trabalho e Educação nos Normativos que Regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica em Prisões. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16868, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16868. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16868. Acesso em: 9 out. 2025.

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