Pedagogia da Alternância na Rede Federal

um retrato nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14802

Palavras-chave:

Regime de Alternância, Educação do campo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este estudo traz um retrato do panorama da Pedagogia da Alternância (PA) nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT). Este estudo objetiva subsidiar educadores e comunidade científica com informações e reflexões sobre o uso da metodologia pelas instituições de EPT. Foram selecionadas instituições que ofertam EPT nos diferentes níveis e modalidades de ensino, chegando ao número de 41 instituições. Para obtenção dos dados, utilizou-se o site do Ministério da Educação e o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC).  Os resultados obtidos demonstraram os IFs estão esforçando em cumprir sua missão de qualificar cidadãos com vistas na formação integral e politécnica, usando os princípios norteadores da Pedagogia da Alternância.

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Biografia do Autor

Jacqueline de Moura Ferreira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Roberta Pereira Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Almenara

Doutora em Ciências com área de concentração em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Mestre em Química Analítica (2011) e Graduada em Licenciatura em Química (2009) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié – BA. É docente da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFNMG – Campus Almenara, desde 2011. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT no IFNMG – Polo Montes Claros. Foi Coordenadora de Ensino no período de 2017 a 2019 e atualmente está como Diretora de Ensino desde 2019, no IFNMG – Campus Almenara.

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Publicado

28/06/2023

Como Citar

FERREIRA, Jacqueline de Moura; PEREIRA MATOS, Roberta. Pedagogia da Alternância na Rede Federal: um retrato nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14802, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14802. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14802. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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