O uso de metodologias ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

uma proposta didático-pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Proposta pedagógica, Três Momentos Pedagógicos, Metodologias ativas.

Resumo

Tratando-se de um recorte da dissertação – Metodologias Ativas no Contexto dos Três Momentos Pedagógicos como Apoio à Promoção do Pensamento Computacional e Ensino e Aprendizagem de Algoritmos – este artigo apresenta a discussão teórica da proposta didático-pedagógica usada como base estrutural para a criação de um curso de curta duração. Considerando o ensino tradicional como uma das possíveis causas para o baixo rendimento escolar, o curso propõe, no contexto dos Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), o uso das metodologias ativas: gamificação, Aprendizagem baseada em jogos, Instrução pelos Colegas, Ensino sob Medida e Aprendizagem baseada em equipes, no sentido de trabalhar o que se propõe de forma mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Riscado Cardoso, IFFluminense

IFFluminense

Leonardo Salvalaio Muline, IFFluminense

IFFluminense

Referências

ARAUJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. DE. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48–67, 19 ago. 2013.

BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. 126p. e-book.

CARVALHO, C. V. DE. Aprendizagem baseada em jogos. II World Congress on Systems Engineering and Information Technology, p. 19-22, 2015.

COELHO, M. N. Uma comparação entre Team-Based Learning e Peer-Instruction em turmas de Física do Ensino Médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 10, p. 40-50, 9 jan. 2018.

DA SILVA, C. H. DA; DUBIELA, R. P. Design motivacional no processo de gamificação de conteúdos para objetos de aprendizagem: contribuições do modelo ARCS. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 143-165.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2020.

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012. cap 1. Disponível em: <https://media.wiley.com/product_data/excerpt/47/11180963/1118096347-61.pdf>. Acesso em: 12 de ago. 2020.

KLOCK, A. C. T et al. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. CINTED, v. 12, n 2, p. 1-10, dez. 2014.

MICHAELSEN, L. K.; SWEET, M. Team-based learning. New Directions for Teaching and Learning, n. 128, p. 41-51, 2011.

MORAN, J. M. Entrevista concedida a Roberto Iunskovski. Canal Metodologias Ativas. São Paulo, 7 de mar. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=O4icT4Z8m6Q>. Acesso em: 7 de mai. 2020.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, v. 14, n. 03, p. 199-215, set-dez. 2012.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 3, p. 617-638, set. 2014.

NOVAK, G. M. Just-in-Time Teaching. New Directions for Teaching and Learning, n. 128, p. 63-73, 2011.

OLIVEIRA, T. E. DE; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p.962-986, dez. 2016.

SEVERGNINI, L. F.; SOARES, E. M. S. O serious game CodeCombat e o professor como mediadores da aprendizagem do pensamento computacional. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), p. 684-693, 2019.

TOLOMEI, B. V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, v. 7, n. 2, p. 145-156, 2017.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. DE; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455, 26 jun. 2017.

VIANNA, Y. et al. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013. 116p. e-book.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol: O'Reilly Media, 2011.

Downloads

Publicado

01/06/2023

Como Citar

CARDOSO, Renata Riscado; MULINE, Leonardo Salvalaio. O uso de metodologias ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta didático-pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13346, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13346. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.