(Des)formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica

um breve histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13202

Palavras-chave:

Formação de professors, Educação Profissional e Tecnológica, Prática educativa.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os marcos legislativos no que tange à formação de professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e destacar o efeito desses instrumentos no processo de construção do perfil docente. Busca-se, ainda, refletir sobre os saberes essenciais à prática educativa na EPT. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa, e, quanto ao procedimento, o estudo estrutura-se por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que as políticas de formação de professores para a EPT se constituíram, ao longo dos anos, de forma inconsistente e relapsa. É possível identificar, ainda, os seus resquícios atualmente, ao se encontrar um grande número de bacharéis lecionando em cursos técnicos sem a devida formação pedagógica para tal. 

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Referências

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Publicado

16/11/2023

Como Citar

NETTO, Natalia Lima; MULINE, Leonardo Salvalaio. (Des)formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica: um breve histórico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13202, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13202. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13202. Acesso em: 29 abr. 2024.

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