A Formação Escolar em Disputa

A Reforma do Ensino Médio como Expropriação Cultural e a Urgência de uma Escola Unitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15290

Palavras-chave:

Política educacional, Reforma do Ensino Médio, Expropriação cultural, Gramsci, Escola unitária

Resumo

implicações no processo de formação do jovem estudante brasileiro. Entendemos que essa reforma – engendrada por aparelhos privados de hegemonia internacionais e nacionais, imposta pela lei 13.145/2017, na esfera da educação, imbricada com outras dimensões da hegemonia neoliberal na atual quadra histórica – configura-se numa política educacional tecnicista de expropriação cultural do processo formativo integral dos filhos e filhas das classes subalternas, cuja perspectiva é moldar um comportamento psicofísico adequado às necessidades do mercado de trabalho, isto é, do capital. Neste sentido, aludimos a importância de disputar na sociedade civil e na sociedade política a premência de uma formação cultural que possibilite ao aluno um desenvolvimento escolar unitário e desinteressado que potencialize todas as suas qualidades intelectuais e práticas.

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Biografia do Autor

Walson Lopes, Unifesp

Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SO, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE/Unifesp): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8103743066066390.

Danielle Rezera, Unifesp

Unifesp

André Luís Pereira, UFPE

Doutorando em educação na linha de pesquisa " Política Educacional, planejamento e gestão da educação" (UFPE).Professor de Língua Espanhola do IFPE e Coordenador de Extensão com os Povos do Campo desta Instituição. Mestre em educação (UFPE). Faz parte do grupo de pesquisa Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação da UFPE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas Educacionais: Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto Federal de Pernambuco. Representa o IFPE No Comitê Pernambucano de Educação do Campo e no ForCampo /CONIF.

Izac de Sousa Belchior, UFPel

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia - UFPI; Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/IFSC; Doutorando em Educação - UFPel

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

LOPES, Walson; REZERA, Danielle; PEREIRA, André Luís; DE SOUSA BELCHIOR, Izac. A Formação Escolar em Disputa: A Reforma do Ensino Médio como Expropriação Cultural e a Urgência de uma Escola Unitária. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15290, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15290. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15290. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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