A Formação Escolar em Disputa
A Reforma do Ensino Médio como Expropriação Cultural e a Urgência de uma Escola Unitária
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15290Palavras-chave:
Política educacional, Reforma do Ensino Médio, Expropriação cultural, Gramsci, Escola unitáriaResumo
implicações no processo de formação do jovem estudante brasileiro. Entendemos que essa reforma – engendrada por aparelhos privados de hegemonia internacionais e nacionais, imposta pela lei 13.145/2017, na esfera da educação, imbricada com outras dimensões da hegemonia neoliberal na atual quadra histórica – configura-se numa política educacional tecnicista de expropriação cultural do processo formativo integral dos filhos e filhas das classes subalternas, cuja perspectiva é moldar um comportamento psicofísico adequado às necessidades do mercado de trabalho, isto é, do capital. Neste sentido, aludimos a importância de disputar na sociedade civil e na sociedade política a premência de uma formação cultural que possibilite ao aluno um desenvolvimento escolar unitário e desinteressado que potencialize todas as suas qualidades intelectuais e práticas.
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