As reformas educacionais e as perspectivas da Educação Profissional no Brasil do século XXI

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13890

Resumo

O estudo bibliográfico analisa a legislação pós-golpe de 2016 e seus efeitos na educação profissional e tecnológica. Associadas às transformações econômicas globais das últimas duas décadas e às recentes reformas trabalhistas, relativizam direitos e presumem não somente um mercado volátil e precário, mas também um trabalhador precarizado, flexível e ordeiro. Elenca-se a Lei da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e as diretrizes para a educação profissional, além de como o Decreto nº 10.656/2021 compõem esse cenário. Contra uma cisão artificial entre trabalho intelectual e trabalho manual, defendemos uma necessária defesa pela educação integral, pública e de qualidade.

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Biografia do Autor

Cláudio Alves Pereira, IFMG Campus Arcos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Mestre em Educação (UFLA)

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Publicado

12/01/2023

Como Citar

DE PAULA, Julio Cesar; ALVES PEREIRA, Cláudio. As reformas educacionais e as perspectivas da Educação Profissional no Brasil do século XXI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13890, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13890. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13890. Acesso em: 26 abr. 2024.

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ARTIGOS