As reformas educacionais e as perspectivas da Educação Profissional no Brasil do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13890Resumo
O estudo bibliográfico analisa a legislação pós-golpe de 2016 e seus efeitos na educação profissional e tecnológica. Associadas às transformações econômicas globais das últimas duas décadas e às recentes reformas trabalhistas, relativizam direitos e presumem não somente um mercado volátil e precário, mas também um trabalhador precarizado, flexível e ordeiro. Elenca-se a Lei da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e as diretrizes para a educação profissional, além de como o Decreto nº 10.656/2021 compõem esse cenário. Contra uma cisão artificial entre trabalho intelectual e trabalho manual, defendemos uma necessária defesa pela educação integral, pública e de qualidade.
Downloads
Referências
BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. In: FERRETTI, Celso João. A reforma do ensino médio: uma crítica em três níveis. São Paulo: Editora UNESP, 2003. (p. 319 - 334).
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 12 abr. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 12 abr. 2022.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara da Educação Básica. Brasília, 2018.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 17, de 10 de novembro de 2020. Reanálise do Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020, que tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Brasília, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=166341-pcp017-20&category_slug=novembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12 abr. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 12 abr. 2022.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação. v.23, n.1, jan-abr. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em 11 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.31668/elisee.v11i1.13031
CHOMSKY, N.; DIETERICH, H. La Aldea global. 4 Ed.. Tafalla: Txalaparta, 1999.
FERRETTI, C. J. Resistências à Reforma do Ensino Médio brasileiro: possibilidades e limites. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13672, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13672. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13672. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13672
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GOMES, Valdemarin Coelho; ARAÚJO, Camila Cruz; MORAIS, Raquel Pereira de. Profissionalização no Ensino Médio no Brasil: A Educação Dirigida à Classe Trabalhadora. Revista Educação em Debate, v. 39, n. 73, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/download/72775/197909. Acesso em: 11 abr. 2022.
GROULX, Lionel-Henri. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Mariana Echalar. 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha; DIAS, José Alves. (Org). Memória com História da Educação: Desafios Eminentes. In: RAMOS, Marise Nogueira. Memória Ensino Médio no Brasil contemporâneo: coerção revestida de consenso no “Estado de Exceção”. Uberlândia. Navegando Publicações, 2020. (p.17-36). DOI: https://doi.org/10.29388/978-65-81417-21-5-0
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia Moderna. Tradução Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.
SALA, Mauro. Decreto afasta os institutos federais da perspectiva da educação integral. [Entrevista concedida a] André Antunes. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FioCruz, Rio de Janeiro. P. 1-3. Junho, 2021. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/decreto-afasta-os-institutos-federais-da-perspectiva-daeducacao-integral. Acesso em 12 abr. 2022.
SANTOS, D. S.; CAVALCANTE, R. P.; MALDANER, J. J.; PEREIRA FILHO, A. D. O LUGAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO BRASILEIRO: DA LEI Nº 13.145/2017 À BNCC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9488, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9488. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9488. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9488
SANTOS, Rulian Rocha. Breve histórico do ensino médio no Brasil. Ilhéus, BA. UESC, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.