Organização e métodos de estudo para o ensino técnico e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12493

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Educação Profissional, Nivelamento

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão acerca da educação enquanto instrumento de formação vivenciada a partir da experiência de Projeto de Ensino. Objetivou-se auxiliar o processo de permanência e êxito dos alunos ingressantes dos cursos superiores de Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Ciências Biológicas e do curso subsequente ao Ensino Médio em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba. A proposta foi executada em cinco encontros denominados de oficinas pedagógicas, com a participação de três turmas. As oficinas abordavam temáticas diversas que discutiam a organização e a elaboração de métodos de estudos. Acredita-se que a realização do projeto de ensino contribuiu com os aspectos formativos dos acadêmicos e com a política de permanência e êxito no Campus Itaituba. O texto em questão encontra-se dividido em três partes. A primeira descreve o contexto histórico-econômico do município e região onde se encontra o Campus do IFPA. Na segunda contextualiza e apresenta o Projeto de Ensino, abordando os aspectos socioculturais dos estudantes. E por fim, na terceira parte, descreve as oficinas pedagógicas em si, com análise dos impactos gerados por elas junto aos participantes.

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Biografia do Autor

Vilma Ribeiro de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora  EBTT área Educação no Campus Itaituba do IFPA, graduada em pedagogia e mestra em Educação pela PUC/Goiás

Brendson Carlos Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professor EBTT área de Ciências Biológicas no Campus Itaituba do IFPA, graduação  Licenciatura Ciências Biológicas, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia de Água Doce e Pesca Interior) pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA 

Mabell Nery Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí.

Professora EBTT, área de Medicina Veterinária do Campus Uruçuí do IFPI, graduada em Medicina Veterinária, mestra e doutora em Ciência Animal pela UFPI.

Erika Shizue Hayashida, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará.

Professora EBTT, área Engenharia Civil do Campus Itaituba IFPA.  Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Santarém - ULBRA, mestranda em Engenharia Civil- UFPA.

Kadja Janaína Pereira Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Professora EBTT área Informática do Campus Itaituba IFPA. Graduada em Tecnologia e Processamento de Dados pela UFPA, mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

16/03/2023

Como Citar

ALMEIDA, Vilma Ribeiro de; BRITO, Brendson Carlos; RIBEIRO, Mabell Nery; HAYASHIDA, Erika Shizue; VIEIRA, Kadja Janaína Pereira. Organização e métodos de estudo para o ensino técnico e tecnológico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12493, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12493. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12493. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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