Organização e métodos de estudo para o ensino técnico e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12493Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem, Educação Profissional, NivelamentoResumo
O trabalho apresenta uma reflexão acerca da educação enquanto instrumento de formação vivenciada a partir da experiência de Projeto de Ensino. Objetivou-se auxiliar o processo de permanência e êxito dos alunos ingressantes dos cursos superiores de Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Ciências Biológicas e do curso subsequente ao Ensino Médio em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba. A proposta foi executada em cinco encontros denominados de oficinas pedagógicas, com a participação de três turmas. As oficinas abordavam temáticas diversas que discutiam a organização e a elaboração de métodos de estudos. Acredita-se que a realização do projeto de ensino contribuiu com os aspectos formativos dos acadêmicos e com a política de permanência e êxito no Campus Itaituba. O texto em questão encontra-se dividido em três partes. A primeira descreve o contexto histórico-econômico do município e região onde se encontra o Campus do IFPA. Na segunda contextualiza e apresenta o Projeto de Ensino, abordando os aspectos socioculturais dos estudantes. E por fim, na terceira parte, descreve as oficinas pedagógicas em si, com análise dos impactos gerados por elas junto aos participantes.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: 2003. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/propex/images/Documentos/mestrado/ABNT_NBR_6028_Resumo.pdf. Acesso em: 29 mar. 2019.
FAZENDA, I. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. População: estimativa 2019. Disponível em: https://www.cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/itaituba. Acesso em: 10 ago. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO PARÁ – IFPA. Instrução Normativa - PROEN n. 04/2016. Belém: IFPA, 2014. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0BzBKQlEid2ZobFVMekR5QWZISm8/view. Acesso em: 08 jun. 2018.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda: professor, pesquisador e gestor de projetos de inovação em educação. Disponível em: http//: www2.eca.usp.brmoranwpcontentuploads201312metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.