Organização e métodos de estudo para o ensino técnico e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12493Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem, Educação Profissional, NivelamentoResumo
O trabalho apresenta uma reflexão acerca da educação enquanto instrumento de formação vivenciada a partir da experiência de Projeto de Ensino. Objetivou-se auxiliar o processo de permanência e êxito dos alunos ingressantes dos cursos superiores de Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Ciências Biológicas e do curso subsequente ao Ensino Médio em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Itaituba. A proposta foi executada em cinco encontros denominados de oficinas pedagógicas, com a participação de três turmas. As oficinas abordavam temáticas diversas que discutiam a organização e a elaboração de métodos de estudos. Acredita-se que a realização do projeto de ensino contribuiu com os aspectos formativos dos acadêmicos e com a política de permanência e êxito no Campus Itaituba. O texto em questão encontra-se dividido em três partes. A primeira descreve o contexto histórico-econômico do município e região onde se encontra o Campus do IFPA. Na segunda contextualiza e apresenta o Projeto de Ensino, abordando os aspectos socioculturais dos estudantes. E por fim, na terceira parte, descreve as oficinas pedagógicas em si, com análise dos impactos gerados por elas junto aos participantes.
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