Tecnologia e educação tecnológica nas bases legais dos cursos superiores de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15247Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Superior, Formação Integrada, Gestão Pública, CTSResumo
A pesquisa visou identificar as concepções de tecnologia e de educação tecnológica presentes nas bases legais dos Cursos Superiores de Tecnologia, nos anos 2000 e 2010. Por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo, foram compiladas legislações relativas à educação profissional de nível superior. Verificou-se que as bases legais associam a tecnologia a cursos focados no setor industrial, sem estabelecer com clareza o seu sentido nos cursos voltados à prestação de serviços. Nos documentos examinados, a tecnologia é abordada tanto na perspectiva tradicional, marcada pela visão determinista e instrumental, quanto na abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. A tecnologia, nesta última acepção, vai ao encontro da concepção de formação integrada na educação tecnológica superior.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Abelardo Bento; SILVA, Maria Aparecida da; Trabalho e educação: possibilidades de integração no currículo da educação profissional tecnológica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 01, p. 99-112, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172012140107
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BAZZO, Walter; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Revista Ciência & Educação, Ponta Grossa, v.15, n. 03, p. 681-694, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132009000300014
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. 3. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 191, 05 out. 1988, Seção 1, p. 1.
_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.833.
______. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 436/2001, de 02 de abril de 2001. Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 6, 09 abr. 2001. Seção 1E, p. 67.
______. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 29/2002, de 03 de dezembro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 241, 13 dez. 2002a, Seção 1, p. 162.
______. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 03/2002, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 247, 23 dez. 2002b, Seção 1, p. 162.
______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 142, 26 jul. 2004, Seção 1, p. 18.
______. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 06/2006, de 06 de abril de 2006. Solicitapronunciamento sobre Formação Acadêmica X Exercício Profissional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 63, 02 abr. 2007a.
______. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 277/2006, de 07 de dezembro de 2006. Nova forma de organização da Educação Profissional e Tecnológica de graduação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 110, 11 jun. 2007b, Seção 1, p. 110.
______. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 19/2008, de 31 de janeiro de 2008. Consulta sobre o aproveitamento de competências de que trata o art. 9º da Resolução CNE/CP nº 03/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 53, 18 mar. 2008a.
_______. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de julho de 2008b, Seção 1, p. 5.
______. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 239/2008, de 06 de novembro de 2008. Carga horária das atividades complementares nos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 223, 17 nov. 2008c, Seção 1, p. 35.
______. Decreto nº 8.268, de 18 de junho de 2014. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 116, 20 jun. 2014, Seção 1, p. 18.
SANTOS, Pedro António; KIENEN, Nádia; CASTIÑERA, Maria Inés. Metodologia da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2015.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de; DOURADO, Luiz Fernandes. Política Educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 75, p. 67-83, ago. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000200006
CIAVATTA, Maria. Os Centros Federais de Educação Tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96, p. 911-934, out. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300013
______. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187-205, jan-abr. 2014.
FEENBERG, Andrew. As variedades de teoria – tecnologia e o fim da história. In: Racionalização Subversiva: Tecnologia, Poder e Democracia. Tradução de Carlos Alberto Jahn, 2008. Disponível em: http://www-rohan.sdsu.edu/faculty/feenberg/. Acesso em 14 out. 2009. Versão original em inglês: Transforming technology. A critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002, p. 3-35.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. (Coleção educação contemporânea).
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1982.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mana Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Revista Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 19-28, jan./jun.2005.
PELISSARI, Lucas Barbosa. A reforma da educação profissional e tecnológica no Brasil. [preprint]. SciELO Preprints, 05 nov. 2021. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.3150. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3150
PEREIRA NETTO, Nilo Silva; LIMA FILHO, Domingos Leite. Trabalho, educação e tecnologia: apropriações conceituais sobre a tecnologia no campo trabalho e educação brasileiro. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 18, p. 48-63, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc. br/labor/article/view/3350. Acesso em: 20 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33503
PERONI, Vera Maria Vidal. Relação público-privada: o papel da educação na construção de um projeto societário democrático. In: PERONI, Vera Maria Vidal; ROSSI, Alexandre José; LIMA, Paula Valim de (Orgs.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. 1. Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 19-35. Disponível em: https://issuu.com/lfeditorial/docs/dialogos_entre_o_publico_e_o_privado_digital. Acesso em: 15 mar. 2022.
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Cursos superiores de tecnologia em gestão: reflexões e implicações da expansão de uma nova modalidade de ensino superior em administração no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, p. 385-414, mar./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000200009
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch; AMORIM, Wilson Aparecido Costa de. Reformulação e expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: as dificuldades da retomada da educação profissional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 207-228, abr./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000200004
THOMAS, Hernán. Tecnologías sociales y ciudadanía sócio-tecnica. Notas para la construcción de la matriz material de um futuro viable. Ciência & Tecnologia Social, Brasília/DF, v. 1, n. 1, jul. 2011.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Teoria e prática científica: modalidades e metodologias de pesquisa científica. In: Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007, p. 117-126.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.