Tecnologia e educação tecnológica nas bases legais dos cursos superiores de tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15247

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Superior, Formação Integrada, Gestão Pública, CTS

Resumo

A pesquisa visou identificar as concepções de tecnologia e de educação tecnológica presentes nas bases legais dos Cursos Superiores de Tecnologia, nos anos 2000 e 2010. Por meio de pesquisa documental e análise de conteúdo, foram compiladas legislações relativas à educação profissional de nível superior. Verificou-se que as bases legais associam a tecnologia a cursos focados no setor industrial, sem estabelecer com clareza o seu sentido nos cursos voltados à prestação de serviços. Nos documentos examinados, a tecnologia é abordada tanto na perspectiva tradicional, marcada pela visão determinista e instrumental, quanto na abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade. A tecnologia, nesta última acepção, vai ao encontro da concepção de formação integrada na educação tecnológica superior.

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Biografia do Autor

Clecí Körbes, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Renata Alves, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Servidora pública estadual do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná, participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na modalidade voluntária.  

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Publicado

29/06/2023

Como Citar

KÖRBES, Clecí; ALVES, Renata. Tecnologia e educação tecnológica nas bases legais dos cursos superiores de tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15247, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15247. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15247. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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