Currículo

leituras críticas e apontamentos para uma teoria curricular no âmbito do PROFEPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11246

Palavras-chave:

Currículo, Ser Social, Trabalho, Práxis

Resumo

A nossa atividade como docentes e pesquisadores do programa do ProfEPT nos colocou o desafio de realizar uma breve pesquisa bibliográfica no campo das teorias curriculares. O esforço da crítica a partir do marxismo fez com que categorias como educação, trabalho, ser social e práxis emergissem como apontamentos para uma abordagem do currículo a partir do materialismo histórico e dialético. Esse texto estrutura-se a partir de uma introdução, em que contextualizamos a temática do currículo. Em seguida, apresentamos as teorias que fundamentam as diferentes abordagens do campo curricular. Discutimos, no tópico posterior, a formação humana como pressuposto da práxis curricular e por último, apresentamos as bases teórico-epistemológicas de nossa formulação sobre o currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (Orgs.). Ênfases e Omissões no Currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

DUARTE, Newton. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

DUARTE, Newton. A Ontologia do ser social e a educação. VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Professores. São Paulo, Editora da UNESP, pp. 543-558. ISBN: 85-7139-702-3. Trabalho apresentado em 26/09/2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI. Versão 3.0, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, Novembro de 1999.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

KEMMIS, S. El curriculum: más allá de la teoría de la reproducción. Tercera Edición. Madrid: Morata, 1993.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LUDGREN, U. P. Teoría del curriculum y escolarización. Segunda Edición. Madrid: Morata, 1997.

LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko: vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

MEIRELES, E. S. et.al. Concepções curriculares: identidades e diversidades. In: CARVALHO, M. A. de; SOBRINHO, J. A. de C. (Orgs.).

Formação de Professores e Práticas docentes: olhares contemporâneos. São Paulo: Autêntica, 2006.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Propostas Curriculares para a Educação Básica: perspectivas. Seminário LDB, PNE e PDE: Novos Rumos para a Educação Nacional. Recife, ANPED, 19/09/2007.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 2. ed. Porto: Editora Porto, 2001.

PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referências para análise. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PACHECO, J. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, Currículo e Didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4. ed. Revista e Ampliada. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica. 9. Ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça de. A constituição do saberes escolares na Educação Básica. 2007. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí-RS, Ed. Ijuí: 2005.

Downloads

Publicado

03/04/2023

Como Citar

NETO, José Henrique Duarte; DOS SANTOS, Edlamar Oliveira. Currículo: leituras críticas e apontamentos para uma teoria curricular no âmbito do PROFEPT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e11246, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.11246. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11246. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.