Motivações e expectativas de ingressantes em relação aos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Goiano

olhares e impactos na evasão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13135

Palavras-chave:

Motivação, Expectativa, Evasão Escolar, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo objetiva verificar quais as motivações e expectativas influenciaram estudantes e familiares dos cursos técnicos integrados, ofertados pelo Campus Ceres e pelo Campus Morrinhos do Instituto Federal Goiano, a escolherem a instituição e o respectivo curso. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. A coleta de informações realizou-se a partir da aplicação de questionário e dos dados registrados nas fichas preenchidas no momento da matrícula. Os resultados obtidos apontam fatores motivacionais extrínsecos que os levaram ao ingresso na instituição. Por fim, sugere-se a necessidade de ações objetivas que promovam motivação intrínseca aos estudantes, fator relevante que influencia na permanência e êxito, assim como na evasão escolar.

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Referências

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Publicado

10/05/2023

Como Citar

COSTA, Danyla Martins Rezende da; CARVALHO, Marco Antônio de. Motivações e expectativas de ingressantes em relação aos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Goiano: olhares e impactos na evasão escolar. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13135, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13135. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13135. Acesso em: 22 dez. 2024.

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