A EDUCAÇÃO NOS INTRAMUROS DO SISTEMA PRISIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA HUMANIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO PELO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11596

Palavras-chave:

Educação libertadora. Sistema penitenciário. Educação nas prisões.

Resumo

O grande desafio do sistema prisional é promover emancipação e humanização. Portanto, apresentamos a educação profissional como proposta de uma formação humana integral, na perspectiva de reinserção social e no mundo do trabalho. Baseamo-nos na pesquisa bibliográfica do tipo documental, que traz as concepções de autores marxistas acerca dessa vertente. Como resultados, verificamos a baixa escolarização, o tempo ocioso, a falta de oportunidade de trabalho e de políticas públicas como fatores que contribuem para a reincidência criminal. Dessa forma, vê-se a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica como possibilidade para uma formação omnilateral e para a contemplação do trabalho como princípio educativo.

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Biografia do Autor

Priscila de Lima Gomes, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IF GOIANO), Especialista em Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal de Goiás (Reitoria).

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT - IA campus Morrinhos . Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de História, currículo, livros didáticos, politicas públicas latino-americanas e questões étnicas.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Conceito CAPES 5). Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola en Cataluña del Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales - Facultat de Educaciòn - Universistat Autonoma de Barcelona. Atua no mestrado profissional em educação profissional e tecnológica em temas relacionados à formação profissional, ensino agrícola, educação e mundo do trabalho e gestão educacional.

Willian Rayner Lima, Defensoria Pública DF

Bacharel em Direito. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Membro da Defensoria Pública do Distrito Federal. Atuação prioritária na área criminal e tribunal do Júri.

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

GOMES, Priscila de Lima; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; CARVALHO, Marco Antônio de; LIMA, Willian Rayner. A EDUCAÇÃO NOS INTRAMUROS DO SISTEMA PRISIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA HUMANIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO PELO TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11596, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11596. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11596. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

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