Desafios e perspectivas para a aplicação do modelo de aprendizagem experimental de Kolb no contexto da educação profissional técnica integrada no IFMG - campus Ibirité

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13722

Palavras-chave:

Aprendizagem experimental de Kolb, Estilos de aprendizagem, Educação profissional técnica

Resumo

A educação profissional técnica é responsável pela preparação de grande parte dos profissionais qualificados que atuam nas profissões técnicas da cadeia produtiva e na prestação de serviços. Neste artigo é feita uma revisão sobre algumas características da educação profissional técnica, especialmente na modalidade integrada ao ensino médio. Adicionalmente, é analisado como o modelo de aprendizagem experimental de Kolb pode ser aplicado para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, é apresentado e discutido como o ensino técnico integrado e o perfil dos alunos podem desafiar a aplicação do referido modelo. São usados dados experimentais de dois cursos do Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e Tecnologia  de  Minas  Gerais  (IFMG) - campus Ibirité para embasar parte da discussão. Por fim, são apresentadas propostas de melhorias, considerando a realidade dos alunos e as características do curso.

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Biografia do Autor

Fábio Fonseca Gonçalves, IFMG

Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (PUC Minas, 2006), Especialização em Redes de Telecomunicações (DCC-UFMG, 2008), Especialização em Gerenciamento de Projetos (PUC Minas, 2010), Especialização em Educação Profissional e Tecnológica (UNINA, 2019), Especialização em Docência (IFMG, 2020). Possui Mestrado (UFMG, 2012), Doutorado (UFMG, 2016) e Pós-Doutorado (UFMG, 2019) em Engenharia Elétrica. Docente efetivo do IFMG desde 2019.

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

GONÇALVES, Fábio Fonseca. Desafios e perspectivas para a aplicação do modelo de aprendizagem experimental de Kolb no contexto da educação profissional técnica integrada no IFMG - campus Ibirité. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13722, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13722. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13722. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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