Desafios e perspectivas para a aplicação do modelo de aprendizagem experimental de Kolb no contexto da educação profissional técnica integrada no IFMG - campus Ibirité
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13722Palavras-chave:
Aprendizagem experimental de Kolb, Estilos de aprendizagem, Educação profissional técnicaResumo
A educação profissional técnica é responsável pela preparação de grande parte dos profissionais qualificados que atuam nas profissões técnicas da cadeia produtiva e na prestação de serviços. Neste artigo é feita uma revisão sobre algumas características da educação profissional técnica, especialmente na modalidade integrada ao ensino médio. Adicionalmente, é analisado como o modelo de aprendizagem experimental de Kolb pode ser aplicado para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, é apresentado e discutido como o ensino técnico integrado e o perfil dos alunos podem desafiar a aplicação do referido modelo. São usados dados experimentais de dois cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - campus Ibirité para embasar parte da discussão. Por fim, são apresentadas propostas de melhorias, considerando a realidade dos alunos e as características do curso.Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jul. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 09 jul. 2020.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Ed. Atlas, 2008.
KOLB D. A; RUBIN I. M.; MCINTYRE, J. M. Organizational Psychology: An Experiential Approach. Prentice-Hall, 1971.
KOLB, D. A., Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development, Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice-Hall, 1984.
KOLB, D. KOLB, A. The Experiential Educator: Principles and Practices of Experiential Learning. Editora: Experience Based Learning Systems, Kaunakakai, 2017.
PEREIRA, E. J.; VIEIRA JUNIOR, N. Os estilos de aprendizagem no ensino médio a partir do novo ILS e a sua influência na disciplina de matemática. Alexandria, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 173-190, 2013.
PIMENTEL, A. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, Natal. v. 12, n.2, p. 159-168, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2007000200008
SCHMITT, C. S.; DOMINGUES, M. J. C. S. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 2, p. 361-385, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200004
SOUZA, F. Análise dos estilos de aprendizagem em cursos técnicos integrados, por meio do modelo de David Kolb. Orientadora: Eloísia Maria Canuto de Castro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Ouro Branco, 2018.
VIEIRA JUNIOR, N. Metodologias de Ensino e Aprendizagem, Apostila (Pós-Graduação em Docência), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Arcos, 2019a.
VIEIRA JUNIOR, N. Ciências Cognitivas na Educação, Apostila (Pós-Graduação em Docência), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Arcos, 2019b.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
XAVIER, G. C. Teorias de Aprendizagem, Apostila (Pós-Graduação em Docência), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Arcos, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.