A construção cotidiana de currículos na EJA

das experiências de educação popular e radiofônica às práticas emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15054

Palavras-chave:

Currículos pensadospraticados, EJA, Escolas radiofônicas, Programa EJA em Ação, Pandemia

Resumo

As experiências vivenciadas no passado podem oferecer soluções criativas para resolução de problemas atuais. Este trabalho versa sobre como as experiências das escolas radiofônicas de Natal/RN (1958) e do Movimento de Educação de Base (1963) em Caicó/RN, influenciaram na criação e operacionalização do programa radiofônico EJA em Ação, idealizado em tempos de pandemia como meio de esperançar a continuidade dos estudos dos sujeitos da EJA na 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes/RN. Professores e estudantes participantes do referido programa, pensarampraticaram currículos a partir dos cotidianos vivenciados localmente, aproximando saberes científicos e populares, objetivando a emancipação e democratização do ensino, de maneira inclusiva e solidária.

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Biografia do Autor

Fabíola Maria Dantas, UERN

Mestra em Educação POSEDUC/UERN (2022), possui graduação em Pedagogia e Letras/LP pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004, 2020). Atualmente trabalha como Assistente Pedagógica na 10ª DIREC. É Suporte Pedagógico na Secretaria de Educação, da Cultura, dos Esportes e do Lazer e docente em Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Caicó/RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Educação Pública e Educação Radiofônica.

Francisco Canindé da Silva, UERN

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991. Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cotidianos, História e Memória, Alfabetização e Letramentos na EJA. 

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Publicado

29/06/2023

Como Citar

DANTAS, Fabíola Maria; DA SILVA, Francisco Canindé. A construção cotidiana de currículos na EJA: das experiências de educação popular e radiofônica às práticas emergentes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15054, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15054. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15054. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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