A construção cotidiana de currículos na EJA

das experiências de educação popular e radiofônica às práticas emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15054

Palavras-chave:

Currículos pensadospraticados, EJA, Escolas radiofônicas, Programa EJA em Ação, Pandemia

Resumo

As experiências vivenciadas no passado podem oferecer soluções criativas para resolução de problemas atuais. Este trabalho versa sobre como as experiências das escolas radiofônicas de Natal/RN (1958) e do Movimento de Educação de Base (1963) em Caicó/RN, influenciaram na criação e operacionalização do programa radiofônico EJA em Ação, idealizado em tempos de pandemia como meio de esperançar a continuidade dos estudos dos sujeitos da EJA na 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes/RN. Professores e estudantes participantes do referido programa, pensarampraticaram currículos a partir dos cotidianos vivenciados localmente, aproximando saberes científicos e populares, objetivando a emancipação e democratização do ensino, de maneira inclusiva e solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Maria Dantas, UERN

Mestra em Educação POSEDUC/UERN (2022), possui graduação em Pedagogia e Letras/LP pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004, 2020). Atualmente trabalha como Assistente Pedagógica na 10ª DIREC. É Suporte Pedagógico na Secretaria de Educação, da Cultura, dos Esportes e do Lazer e docente em Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Caicó/RN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Educação Pública e Educação Radiofônica.

Francisco Canindé da Silva, UERN

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991. Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cotidianos, História e Memória, Alfabetização e Letramentos na EJA. 

Referências

ANDRELO, Roseane. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR Online, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 139–153, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640044. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640044. Acesso em: 1 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640044

ARAÚJO, Ausônio Tércio. (Org.) Rural de Caicó, 50 anos. Recife: Oito de Março, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CARVALHO, Maria Araújo Duarte de; PEIXOTO, Maria José Teixeira; PAIVA, Marlucia Menezes de; AMMANN, Safira Bezerra; CORRÊA, Zélia Faria (orgs.). Escolas radiofônicas de Natal: uma história construída por muitos (1958-1966). Brasília: Liber Livro Editora, 2009.

CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GERMANO, Willington; PAIVA, Marlúcia Menezes de. Educação popular no Rio Grande do Norte: 1958-1964. Natal, RN: Governo de Todos: trabalhando pra valer, 2005.

GÓMEZ, Guillermo Orozco. De “ouvintes” a “falantes” da rádio, o desafio educativo com os novos “radiouvintes” (prefácio). In: PRETTO, Nelson de Luca; TOSTA, Sandra Pereira (orgs.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

HORTA, José Silvério Baia. Histórico do rádio educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC (10), Rio de Janeiro: PUC, 1972.

MEDEIROS, Mário Lourenço de. Esteio educativo nos sertões do Seridó. In: ARAÚJO, Ausônio Tércio de (org.). Rural de Caicó, 50 anos. Recife: Oito de Março Gráfica e Editora, 2013.

MENDONÇA, Valéria Márcia. Educação Popular: Experiências de Rádio-Educação no Brasil, de 1922 a 1960. Boletim Técnico Do Senac, 33(1), 28-41. v. 33 n. 1: Janeiro/Abril 2007 Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/304 Acesso em: 21/03/2022.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos: sobre democracia, educação e emancipação social. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443563.2

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no brasil: educação popular e educação de adultos. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2015.RIO GRANDE DO NORTE. Decreto 29.524, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias para o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200318&id_doc=677489. Acesso em: 17 de maio 2022.

RIO GRANDE DO NORTE. Portaria-SEI nº 184, de 04 de maio de 2020. Dispõe sobre as Normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020, com a finalidade de orientar os Planos de Atividades e a inclusão de atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da COVID-19. transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da COVID-19. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200505&id_doc=681841. Acesso em: 17 de maio de 2022.

TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou: do galena ao digital, desvendando a radiodifusão no Brasil e no mundo. São Paulo: Negócio Editora, 1997.

VELOSO, C. Oração ao tempo. In: Cinema Transcendental. Brasil: Philips Records, 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HQap2igIhxA. Acesso em: 04 set. 2022.

Downloads

Publicado

29/06/2023

Como Citar

DANTAS, Fabíola Maria; DA SILVA, Francisco Canindé. A construção cotidiana de currículos na EJA: das experiências de educação popular e radiofônica às práticas emergentes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15054, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15054. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15054. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.