A construção cotidiana de currículos na EJA
das experiências de educação popular e radiofônica às práticas emergentes
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15054Palavras-chave:
Currículos pensadospraticados, EJA, Escolas radiofônicas, Programa EJA em Ação, PandemiaResumo
As experiências vivenciadas no passado podem oferecer soluções criativas para resolução de problemas atuais. Este trabalho versa sobre como as experiências das escolas radiofônicas de Natal/RN (1958) e do Movimento de Educação de Base (1963) em Caicó/RN, influenciaram na criação e operacionalização do programa radiofônico EJA em Ação, idealizado em tempos de pandemia como meio de esperançar a continuidade dos estudos dos sujeitos da EJA na 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes/RN. Professores e estudantes participantes do referido programa, pensarampraticaram currículos a partir dos cotidianos vivenciados localmente, aproximando saberes científicos e populares, objetivando a emancipação e democratização do ensino, de maneira inclusiva e solidária.
Downloads
Referências
ANDRELO, Roseane. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR Online, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 139–153, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640044. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640044. Acesso em: 1 mai. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640044
ARAÚJO, Ausônio Tércio. (Org.) Rural de Caicó, 50 anos. Recife: Oito de Março, 2013.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
CARVALHO, Maria Araújo Duarte de; PEIXOTO, Maria José Teixeira; PAIVA, Marlucia Menezes de; AMMANN, Safira Bezerra; CORRÊA, Zélia Faria (orgs.). Escolas radiofônicas de Natal: uma história construída por muitos (1958-1966). Brasília: Liber Livro Editora, 2009.
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GERMANO, Willington; PAIVA, Marlúcia Menezes de. Educação popular no Rio Grande do Norte: 1958-1964. Natal, RN: Governo de Todos: trabalhando pra valer, 2005.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. De “ouvintes” a “falantes” da rádio, o desafio educativo com os novos “radiouvintes” (prefácio). In: PRETTO, Nelson de Luca; TOSTA, Sandra Pereira (orgs.). Do MEB à WEB: o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
HORTA, José Silvério Baia. Histórico do rádio educativo no Brasil (1922-1970). Cadernos da PUC (10), Rio de Janeiro: PUC, 1972.
MEDEIROS, Mário Lourenço de. Esteio educativo nos sertões do Seridó. In: ARAÚJO, Ausônio Tércio de (org.). Rural de Caicó, 50 anos. Recife: Oito de Março Gráfica e Editora, 2013.
MENDONÇA, Valéria Márcia. Educação Popular: Experiências de Rádio-Educação no Brasil, de 1922 a 1960. Boletim Técnico Do Senac, 33(1), 28-41. v. 33 n. 1: Janeiro/Abril 2007 Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/304 Acesso em: 21/03/2022.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos: sobre democracia, educação e emancipação social. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443563.2
PAIVA, Vanilda. História da educação popular no brasil: educação popular e educação de adultos. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2015.RIO GRANDE DO NORTE. Decreto 29.524, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias para o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200318&id_doc=677489. Acesso em: 17 de maio 2022.
RIO GRANDE DO NORTE. Portaria-SEI nº 184, de 04 de maio de 2020. Dispõe sobre as Normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020, com a finalidade de orientar os Planos de Atividades e a inclusão de atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da COVID-19. transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da COVID-19. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200505&id_doc=681841. Acesso em: 17 de maio de 2022.
TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou: do galena ao digital, desvendando a radiodifusão no Brasil e no mundo. São Paulo: Negócio Editora, 1997.
VELOSO, C. Oração ao tempo. In: Cinema Transcendental. Brasil: Philips Records, 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HQap2igIhxA. Acesso em: 04 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.